Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/01/2019 14:20 - Varejistas iniciam liquidações de janeiro para impulsionar vendas do 1º trimestre

Passada a temporada de compras de Natal, varejistas no Brasil se movimentam para liquidar os estoques remanescentes com ações promocionais tanto no comércio eletrônico quanto nas lojas físicas a partir desta semana, visando impulsionar as vendas e compensar a ausência de eventos sazonais no primeiro trimestre do ano.

 

Uma das redes que fazem promoções neste início de ano é o Magazine Luiza , que nesta quinta-feira (3) fechou todas as 937 lojas espalhadas pelo Brasil em preparação para a chamada "Liquidação Fantástica" na sexta-feira, que promete descontos de até 70%.

 

"Temos esse ano 20% a mais de estoque em relação ao ano passado e faremos a promoção em todas as lojas, incluindo as 100 que abrimos no ano passado e participarão da liquidação pela primeira vez", disse à Reuters o vice-presidente comercial e de operações do Magazine Luiza, Fabrício Bittar Garcia.

 

Segundo ele, a companhia espera comercializar o equivalente a 15 dias de venda nesta sexta-feira e filas de consumidores já devem começar a se formar em algumas lojas do interior do Estado de São Paulo e do Nordeste a partir desta quinta-feira.

 

"Tem pessoas que ficam mais de 20 horas na fila... Esperamos bom crescimento em relação ao ano passado e teremos mais de 8 mil (funcionários) intermitentes nas lojas para ajudar nesse dia", comentou o executivo, acrescentando que as promoções começam nas lojas às 6h da manhã e no aplicativo e site do grupo entre 8h e 9h de sexta-feira.

 

Garcia não quis especificar o percentual de alta nas vendas observado na liquidação em 2018, mas citou expansão de dois dígitos.

 

As ações das redes acontecem após uma temporada de compras de fim de ano relativamente positiva para o varejo nacional. No final de dezembro, a entidade que representa os shopping centers do país, Abrasce, citou alta de 9,3% nas vendas no Natal. Enquanto isso, a empresa de pesquisa de mercado Ebit|Nielsen apontou crescimento de 13,5% nas vendas natalinas do comércio eletrônico nacional.

 

Segundo dados da companhia de meios de pagamento Cielo , no primeiro trimestre de 2018 as vendas do varejo brasileiro tiveram aumento de 1,7% sobre um ano antes, descontada a inflação.

 

A B2W , grupo de comércio eletrônico que opera sob as marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, também inicia promoções de até 60% a partir desta quinta-feira, incluindo 10% adicionais em alguns produtos comprados via boleto bancário ou à vista no cartão de crédito.

 

Além disso, as mais de 1.360 lojas físicas da controladora da B2W, a Lojas Americanas , em todo o país também oferecerão descontos entre 4 e 7 de janeiro.

 

Outra varejista com ações promocionais em janeiro é a Via Varejo , dona das bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, que anteciparam o início das ofertas para 2 de janeiro. Com descontos que chegam a 70 por cento, a companhia controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) também abrirá as lojas a partir das 6h da manhã de sexta-feira.

 

"A liquidação começou ontem e vai até dia 13... Preferimos focar em uma semana inteira de liquidação do que em só um dia", explicou o diretor de precificação de produtos da Via Varejo, Marcelo Rizzi, destacando o parcelamento em 24 vezes sem juros no cartão próprio da loja.

 

Rizzi afirmou que a empresa trabalha este ano com estoques maiores e prevê avanço robusto de vendas em relação à liquidação de 2018. "Estamos com uma campanha diferente, um pouco mais ambiciosa... Saímos hoje na TV dizendo que vamos cobrir qualquer oferta de qualquer concorrente no Brasil até acabar o estoque", contou o executivo.

 

As ações do Magazine Luiza encerraram o último ano com a maior valorização do Ibovespa, depois de altas de cerca de 500% em 2017 e em 2016, enquanto as da B2W acumularam ganho de cerca de 105% em 2018. Na contramão, Via Varejo perdeu mais de 40% no ano passado.

 

Fonte: Reuters

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

18/01/2019 14:17 - Recém-chegada às prateleiras, água micelar se torna queridinha das brasileiras
18/01/2019 12:11 - Ovo: evolução de preços frente ao custo e à inflação
18/01/2019 12:09 - Calor faz aparelhos de ar condicionado e ventiladores sumirem das lojas
18/01/2019 12:08 - Sete a cada dez consumidores acreditam que diversidade ainda está longe das campanhas
18/01/2019 12:05 - Marcas próprias deixam de ser opção só na crise e conquistam brasileiros
17/01/2019 17:52 - Novo rótulo é estudado por instituições ligadas ao setor de alimentos e bebidas
17/01/2019 11:48 - Custos de Produção do agronegócio registraram alta superior a 9% em 2018
16/01/2019 11:41 - Cadeia do leite e pequenos empresários sofrem mais
16/01/2019 11:38 - Safra menor e real valorizado geram tendência de alta nos preços do café
15/01/2019 14:19 - Reajuste no mercado de ovos alcançou apenas os vermelhos

Veja mais >>>