Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

20/12/2018 11:30 - Propaganda: Ações de diversidade enfrentam desconfiança

Cerca de 70% dos consumidores ainda não acreditam nas propagandas sobre diversidade, apesar das campanhas publicitárias frisarem que os produtos foram pensados para isso. A conclusão é de uma pesquisa feita pela consultoria Croma, que mostra até os efeitos positivos de imagem, mas não garante legitimidade das empresas no assunto.

 

A descrença dos brasileiros nas instituições é um dos diagnósticos para a perda de credibilidade das marcas. Segundo o CEO da Croma, Edmar Bulla, nem a iniciativa privada conseguiu fugir da desconfiança da população. “As pessoas não confiam no que as marcas dizem, elas não acham que as propagandas refletem o que a empresas pensam mesmo”, enfoca.

 

Desta forma, o executivo analisa que a solução seria fazer com que os valores vendidos passassem a serem parte da realidade interna das companhias. “Isso não é uma questão de capital, é uma questão de modelo mental; das empresas serem autênticas aos princípios passados na propaganda. Inclusão de diversidade sem inclusão econômica e trabalhista é uma mentira”, diz.

 

Na visão da líder do Comitê de Inclusão e Diversidade da KPMG, Patrícia Molino, a educação à diversidade é institucional e trafega em todos os patamares das instituições privadas. “O que temos assistido é que as pessoas que estão hoje na liderança de boa parte do mercado são pessoas de uma geração que não tiveram essa convivência e educação atual”, explica a especialista ao DCI.

 

A solução seria a reeducação dos colaboradores e inclusão de minorias na equipe, além da contratação preferencial de pessoas com posicionamento alinhado ao da empresa. “As campanhas, produtos e as próprias empresas devem ser representativas, desde a equipe até as propagandas. A mobilização social é um caminho sem volta”, diz Patrícia.

 

Minorias?

 

Bulla lembra que, embora chamados de minoria, negros, mestiços, LGBTs, pessoas com deficiência, mulheres e tantos outros grupos não estão em menor número no Brasil. Por isso, segundo o executivo, ignorar o tema é autodestrutivo para as companhias. “Quem eu perco? Quem é a minoria? Essa visão míope faz as marcas perderem negócios. Qual a dificuldade dos gestores em entender que o Brasil vive inserido na diversidade. É como negar a existência dessas pessoas”, analisa o especialista.

 

Além disso, o engajamento desses grupos com as marcas tem se mostrado significativo.

 

De todos os públicos, os LGBTs se mostram os mais fortes formadores de opinião, segundo o estudo. Entretanto, 53% acreditam que há preconceito em contratar LGBTs para suas equipes. “A liderança tem que saber se posicionar. Se isso for feito, as marcas atrairão funcionários alinhados à ideologia institucional”, conclui Patrícia.

 

Fonte: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

21/03/2019 16:16 - Produtor de ovos recupera participação em relação ao varejo
21/03/2019 16:10 - Leite: após queda no consumo, expectativa é de preços mais firmes
21/03/2019 16:09 - Mercado de cartões prevê alta de 17% para 2019 com avanço do contactless
20/03/2019 15:24 - Agricultura familiar é responsável por 36% da riqueza produzida no campo
20/03/2019 15:22 - Lácteos: mercado fraco na primeira quinzena de março no atacado e no varejo
15/03/2019 14:49 - Dia do Consumidor tem descontos de até 80% em smartphones, eletrodomésticos
15/03/2019 14:48 - Data da Páscoa anima indústria e comércio
13/03/2019 12:04 - Cesta básica tem novo vilão
13/03/2019 12:04 - Custo da cesta básica aumenta 6,75% em Natal no mês de fevereiro
13/03/2019 12:03 - Custo de produção do leite subiu 9,4% na comparação com 2018, segundo dados

Veja mais >>>