Consumo de refrigerante dentro de casa diminui; categoria cresce fora do lar

Leia em 1min 30s

Nos últimos três anos, os brasileiros diminuíram em 8% a frequência de compra de refrigerante na hora de abastecer seus lares. De acordo com dados da Kantar Worldpanel, da média de 23 compras realizadas no ano em 2015, os shoppers reduziram 2 idas ao ponto de venda em busca dos produtos na comparação com 2018 - ano móvel de setembro de 2018 vs. setembro de 2015.

 

Além disso, houve queda de 7% no volume comprado em cada ocasião. Segundo a empresa, a mudança dentro do lar tem explicação na dinâmica de consumo fora de casa. De forma muito alinhada à tendência global, no Brasil 58,4% do gasto com a categoria é realizado longe do domicílio.

 

O estudo da Kantar Worldpanel mostra que nos últimos 12 meses acumulados (julho de 2018), o consumo fora do lar traz 2,5% de penetração incremental. Na medida em que analisamos períodos mais curtos como, por exemplo, 6 meses acumulados, o incremento dobra de proporção. E, por fim, no mês de julho de 2018 o consumo fora do lar foi capaz de atrair 19,6% de penetração incremental. Ou seja, quase 20% da população domiciliar consumiu a categoria exclusivamente fora do lar no mês em questão.

 

A análise leva em conta 7 Regiões Metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre).


Kantar Worldpanel


A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo. Possui 
mais de 60 anos de experiência e um time de 3,5 mil funcionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

 

 


Veja também

Projeto obriga supermercados a terem espaço exclusivo para agricultura familiar em MG

Se virar lei, um projeto aprovado na quarta-feira (12) pode obrigar supermercados, atacadistas e estabelecimentos vareji...

Veja mais
Sem reforma da Previdência, impostos tendem a aumentar, diz ministro

Rio — Eduardo Guardia, o atual ministro da Fazenda, indicou que a aprovação do texto sobre a reforma...

Veja mais
Pães industrializados ganham espaço no carrinho de compra dos brasileiros

Há dois anos fazendo sucesso entre os consumidores e apresentando uma performance positiva, os pães indust...

Veja mais
Trigo: Apesar das importações elevadas, preço segue firme no BR

A comercialização de trigo tem ganhado certo ritmo em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea, mas ...

Veja mais
Brasileiros se dizem preparados para supermercados sem caixa

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais confiantes para fazer compras online e consideram-se preparados, ...

Veja mais
GS1: Lançamento de produtos em novembro indica otimismo da indústria

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou crescimento de 33,8% na comparação com o m&e...

Veja mais
Consumo: Crianças ditam regras para o Natal, diz pesquisa da CNDL

Cinco em cada dez pais deixam os filhos participarem, em alguma medida, do processo de escolha dos presentes que as cria...

Veja mais
Previdência Social: Informalidade pode ser obstáculo a sistema de capitalização

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, cogita implementar um modelo de aposentadoria baseado na capitalizaç...

Veja mais
Safra pode atingir 130 mi em 2018/19

A produção brasileira de soja pode ficar entre 123 milhões e 130 milhões de toneladas na tem...

Veja mais