Cervejaria Ambev investe em tecnologias para diminuir impactos climáticos na produção de cerveja

Leia em 2min 30s

 

Uma pesquisa publicada recentemente pelo periódico britânico Nature Plants mostrou que as secas e ondas de calor, agravadas pelo aquecimento global, podem afetar a fertilidade de plantios de cevada, principal grão utilizado na produção de cerveja. Para evitar que a produção de uma das bebidas mais consumidas no mundo seja prejudicada, a Cervejaria Ambev vem trabalhando há mais de 40 anos em um programa para desenvolver diferentes tipos de cevada, que sejam mais resistentes às mudanças climáticas.


Para isso, foram necessários investimentos em tecnologia para inovar nas variedades de sementes e na capacitação e treinamento de agricultores parceiros. Tudo para que o impacto das mudanças climáticas seja minimizado o máximo possível.


Além de mais resistentes às mudanças do clima, essas novas sementes de cevada podem exigir menos insumos, levando a uma produção mais rentável e sustentável, diminuindo também os impactos sobre o solo e a quantidade de água utilizada durante o plantio, cultivo e colheita do grão.


A Cervejaria Ambev tem, em Passo Fundo (RS), uma equipe focada no estudo das tendências do centro de pesquisa global da AB InBev. Com isso, é possível adaptar os grãos às características do clima e da agricultura do Brasil, por meio do cruzamento genético das melhores variedades de sementes.



Programa Smartbarley 2.0

Para garantir que os agricultores tenham acesso aos conhecimentos técnicos para o manejo dessas novas variedades, a cervejaria criou a plataforma Smartbarley 2.0 (www.smartbarley.com), um programa global para mapear diretamente junto dos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. Ela foi criada em 2014 com o objetivo de compartilhar informações sobre as lavouras, servindo de fonte e referência para os produtores parceiros durante suas atividades, além de aumentar a produtividade e qualidade do cereal, melhorar a gestão ambiental na agricultura e fortalecer o laço com os agricultores.

 

Desde sua criação, o Smartbarley 2.0 aumentou em cerca de 90% a quantidade de agricultores contemplados, que atualmente são mais de 400, em regiões do Rio Grande do Sul e Paraná. Com isso, a cervejaria pretende melhorar em até 10% o rendimento da cevada até 2025, com sementes cada vez mais produtivas e plantios mais sustentáveis.


"Esta é uma questão que viemos trabalhando há muitos anos. Nosso objetivo é melhorar a produção e a qualidade da cevada para garantirmos que sempre tenhamos cerveja de qualidade para todos", afirma Juan Caminos, Gerente Regional Agronômico da Cervejaria Ambev.


Essas novas técnicas de plantio e cultivo de cevada confirmam o compromisso da Cervejaria Ambev com uma produção de cevada cervejeira de qualidade. Para isso, a preocupação na produção vai do campo ao copo. Isso se junta aos 1.300 pontos de controle de qualidade da cervejaria e 376 testes ao longo do processo de todo o processo.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Ambev

 

 


Veja também

Hikari leva consumidores no cruzeiro dos sonhos

Até o dia 29 de dezembro os consumidores que adquirirem produtos da Hikari poderão participar da promo&cce...

Veja mais
Mandioca: Com maior oferta, cotações seguem em queda

Com o menor volume de chuvas e o maior interesse de venda de parte dos agricultores nos últimos dias, a oferta de...

Veja mais
Milho: Depois de cair por quase três meses, preço sobe em algumas regiões

Após recuarem por quase três meses consecutivos, os preços do milho subiram nos últimos dias ...

Veja mais
Ovos: expressivo aumento no encerramento da semana

No encerramento da melhor semana do mês para os negócios, os Produtores de ovos brancos e vermelhos obtiver...

Veja mais
Preço médio semanal da caixa de ovos brancos

No decorrer da semana passada (45ª semana do ano, 05 a 10/11) os negócios realizados com ovos brancos se der...

Veja mais
Citros: Maior demanda impulsiona preços da pera; tahiti se desvaloriza

A procura por laranja pera aumentou ligeiramente no mercado in natura nesta semana, mas apenas para as frutas com maior ...

Veja mais
Ovos: mercado firme favorece novo aumento aos produtores

Ontem, quarto dia útil da melhor semana do mês para os negócios, vários fatores contribu&iacu...

Veja mais
Frango, ovo, milho e inflação em outubro de 2018

Embora seus preços continuem evoluindo bem aquém da inflação acumulada desde a implanta&cced...

Veja mais
BRF aposta em aumento de preços e demanda por produtos natalinos

A BRF, dona das marcas Perdigão e Seara, espera colher resultados de algumas das medidas em curso, como reajustes...

Veja mais