Lojistas criam formas para convencer o cliente a gastar mais no Dia dos Pais

Leia em 3min 20s

Após acumular queda de 8,4% das vendas no Dia dos Pais nos últimos três anos, o varejo está projetando aumento de 2,5% no volume de itens comercializados para a data comemorativa de 2018. Embora as perspectivas sejam otimistas, lojistas se preparam para receber um consumidor menos propenso a gastar.

 

Os números fazem parte de um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC), que projeta movimentação de R$ 5,4 bilhões na data. Do montante, a maior fatia ficará nos supermercados, que abocanhará cerca de R$ 2 bilhões. Na sequência aparecem as lojas de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, que devem movimentar R$ 781,1 milhões.

 

“Para esse período, a tendência é de que as famílias preservem seu orçamento com gastos em segmentos onde não haja variação expressiva de preços, concentrando também as comemorações dentro de casa”, disse ao DCI o economista da CNC, Fábio Bentes.

 

Ainda de acordo com ele, a evolução de preços para o período – estimada em 1,8% – evidencia a dificuldade do varejista de repassar os preços ao consumidor com orçamento restrito.

 

Na mesma perspectiva, a sócia-diretora da consultoria de varejo Blue Numbers, Camila Pacheco, diz que – mesmo com alta de 3,1% em 2017– o setor ainda está longe de recuperar as perdas acumuladas entre os anos de 2015 e 2016. “Acredito que o cenário só deva apresentar sinais de melhora após as eleições presidenciais e, uma recuperação realmente efetiva, depois do primeiro semestre de 2019.”

 

Segundo a consultora, o consumidor deve manter uma postura mais cautelosa sobre compras mais arrojadas para o período, em virtude do ambiente de instabilidade econômica. “O fato da inflação estar abaixo da meta do governo é algo bom, mas o patamar que os preços alcançaram nos últimos anos está muito alto e, junto com isso, vemos aumento no índice de desemprego e parte da população endividada”, lembra.

 

Garantindo o cliente

 

Para estimular o consumo na data, os administradores de shopping centers têm se mostrado cada vez mais inventivos. Esse processo se dá em um momento em que a concorrência com as vendas online também preocupa o setor.

 

“Procuramos trabalhar também com o lazer, entretenimento e investir em um lugar atraente para os pais e crianças”, afirmou o gerente de marketing do Santana Parque Shopping, Marcos Maltes.

 

Segundo ele, no final de semana do Dia dos Pais, o empreendimento vai receber uma feira de cervejas artesanais e um evento do mercado de pets – “voltado para um público multifacetado”.

 

Sem revelar estimativas reais de crescimento, Maltes diz que essa estratégia vem se fortalecendo desde 2017 e que, das 180 lojas do empreendimento, apenas 15 negócios estão focados em campanhas promocionais do Dia dos Pais.

 

Com uma visão estratégica diferente, o gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Danilo Senturelle, acredita no potencial das promoções e sorteios de motocicletas para impulsionar as vendas ao longo do mês de agosto.

 

“Fizemos uma grande pesquisa e chegamos a conclusão de que o sorteio de uma moto da BMW acabaria puxando para cima o tíquete médio”, explicou. Segundo ele, existem estimativas de que o fluxo de pessoas no shopping para esse final de semana cresça 12%; ao passo que os ganhos no mês seja 10% maior que em julho.

 

“Começamos a preparação para o Dia dos Pais no dia 26 de julho. Acredito que o tíquete médio deva chegar em torno de R$ 300”, diz Senturelle. Segundo o executivo, o movimento de liquidação promovido pelo shopping, que ganhou o nome de Julho Black – corrobora com a previsão de crescimento, uma vez que das 140 lojas no mall, 40% estão focando em promoções no período.

 

Fonte: DCI


Veja também

Algodão: Com o avanço da colheita e vendedor flexível, valores seguem recuando

  Os valores internos do algodão em pluma seguem em queda, influenciados pelo avanço da colheita da ...

Veja mais
Mamão: Preço do havaí dispara nas regiões produtoras

A oferta de mamão havaí, que estava elevada em julho, diminuiu significativamente neste início de a...

Veja mais
Café: Queda externa, recuo do dólar e colheita pressionam valores no BR

As cotações internas do arábica e do robusta registraram queda acentuada nos últimos dias, p...

Veja mais
Leite: Valores recuam pela 4ª semana consecutiva

As cotações do leite UHT e da muçarela caíram pela quarta semana consecutiva no mercado atac...

Veja mais
Açúcar: Valor do cristal cai para menor patamar desde 2008/09

Os preços do açúcar cristal praticados no mercado spot do estado de São Paulo seguem em qued...

Veja mais
Embrapa e ABDI se unem para mapear e fortalecer o aproveitamento de biomassas

A importância do agronegócio na economia brasileira já é amplamente divulgada e documentada e...

Veja mais
Magazine Luiza dobra lucro do 2º tri para R$ 140,7 mi, mas inicia 2º semestre com cautela

O Magazine Luiza quase dobrou o lucro líquido do segundo trimestre para 140,7 milhões de reais, apó...

Veja mais
Produtores rurais investem em drones para monitorar e melhorar a lavoura

Com as imagens aéreas, agrônomos identificam falhas na plantação e a solução ve...

Veja mais
Expansão: Via Varejo abrirá 20 quiosques para testar novos mercados

A Via Varejo está criando um novo formato de loja quiosque com até 24 m², em um esforço que pe...

Veja mais