Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Marketing
Bebidas
Carnes / Peixes
Notícias Abras
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
 
Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Geral

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Geral

04/07/2018 10:49 - Kantar Worldpanel: consumidor aposta no atacarejo e não abre mão das promoções

A mais recente edição do Consumer Insights, estudo elaborado pela Kantar Worldpanel que analisa dados colhidos em 11,3 mil lares brasileiros, que representa 55 milhões de residências no país, revela que os primeiros três meses do ano foram impactados pelos sinais de recuperação da economia, ainda que o desemprego tenha aumentado. Nesse cenário, após um momento muito negativo em 2015, o começo de 2018 apresentou uma performance mais positiva em relação às unidades compradas pelos consumidores - ao indexar os valores no primeiro trimestre de 2015, o crescimento nesses três primeiros meses foi de 11% versus o resultado dos últimos 3 anos.

 

No entanto, o volume, tanto em toneladas quanto em litros, desenvolveu-se menos, apenas 4% acima, o que pode ser explicado pela tendência de priorizar tamanhos menores e levar mais unidades, especificamente em categorias de alimentos e bebidas. Ainda diminuindo sua frequência de compra no longo prazo - queda de 3,1% nos 12 meses terminados em março de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017 -, há uma variação positiva de valor deflacionado de 2,5%. De acordo com a pesquisa, no curto prazo, o valor se apresenta mais estável, mesmo com o crescimento em volume, o que ocorre principalmente pela queda de 4% no preço médio, gerando queda no gasto médio dos lares com FMCG (Fast Moving Consuming Goods - Bens de Rápido Consumo).

 

A Região Sul foi a que mais contribuiu para o crescimento do país no longo e curto prazo (6% em volume/toneladas e 7,2% unidades por ocasião nos últimos doze meses terminados em março 2018), enquanto Norte + Nordeste é a que mais contribuiu negativamente na comparação aos três primeiros meses de 2018 versus o mesmo período de 2017 (3,2% em volume/toneladas e 6,7% unidades por ocasião).

 

Os dados da Kantar Worldpanel revelam ainda que o consumo fora de casa cresceu 3% em volume nos primeiros três meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. E a elevação ocorre principalmente via ambulantes e bar. E por falar em canais, o atacarejo continua se destacando junto com farmácia e drogaria. Atacarejo ganhou 2,6 p.p. de penetração, o que representa +1.4 milhões de novos domicílios comprando no canal. Já farmácia e drogaria ganharam 2.9 p.p de penetração, um incremento +1.6 milhões de lares. Varejo tradicional e porta a porta seguem perdendo espaço.

 

Ainda que a economia dê sinais de menos instabilidades, os consumidores seguem apostando em práticas da época do agravamento da crise. Marcas mais econômicas e produtos em promoção continuam na ordem do dia. Nos 12 meses terminados em março de 2018, a importância em volume (unidades) de itens em promoção foi de 16,9%. No mesmo período de 2016, o índice era de 12,8%.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/11/2018 16:59 - Contratação de crédito rural em 2018 já atingiu R$ 64 bilhões
16/11/2018 16:56 - OIA prevê superávit global de açúcar menor diante de queda de produção
14/11/2018 12:01 - Conab inicia pesquisa para levantamento da safra de cana-de-açúcar
14/11/2018 12:01 - Maçã: Negócios são mais volumosos e preços sobem
14/11/2018 12:01 - Arroz: indústria segue retraída e preço, em queda no RS
14/11/2018 12:00 - Ovos: em outubro a pior relação de preço entre granja e varejo
14/11/2018 12:00 - Ovos: mercado calmo e sem alterações
14/11/2018 11:59 - Mercado interno será foco da BRF
14/11/2018 11:59 - 63% dos lojistas de rua farão Black Friday
14/11/2018 11:57 - Novo governo deve apertar crédito e abrir mais espaço a bancos privados

Veja mais >>>