Aurora Alimentos paralisa atividades por causa da greve de caminhoneiros

Leia em 2min 10s

A Cooperativa Central Aurora Alimentos comunicou nesta terça-feira, 22, que vai paralisar totalmente as atividades das suas indústrias de processamento de aves e suínos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, inicialmente, nesta quinta-feira e sexta-feira, em função da greve de caminhoneiros, que se iniciou na segunda-feira (21) e prossegue até agora em vários Estados, por causa da alta dos preços do óleo diesel.

 

"A suspensão total das atividades (da Aurora) tornou-se imperativa e inevitável em razão dos efeitos do movimento grevista, que impede a passagem dos caminhões que transportam todos os insumos necessários ao funcionamento das indústrias e, também, o escoamento dos produtos acabados para os portos e os centros de consumo. A capacidade de estocagem de produtos frigorificados - de 50 mil toneladas - está exaurida", disse a companhia, no comunicado. A Aurora Alimentos acrescentou, ainda, que os produtores de frangos e suínos estão prejudicados, visto que o movimento dos caminhoneiros impede o fornecimento de ração, pintinhos e material genético, entre outros insumos necessários à atividade, e a retirada da produção agrícola e pecuária.

 

O comunicado adverte que, mesmo que eventualmente a greve venha a ser encerrada nas próximas horas ou dias, a paralisação de suas unidades "não poderá ser cancelada em face das condições adversas que se criaram ao fluxo normal da produção". Diz, ainda, que apesar dos prejuízos acarretados a toda a cadeia produtiva abrigada na cooperativa, não faz "qualquer julgamento sobre a legitimidade ou a legalidade da greve". De todo modo, pede ao governo e aos representantes dos caminhoneiros que dialoguem e "encontrem alternativa para por fim à greve".

 

A paralisação das unidades citadas significará, conforme a Aurora, que sete indústrias de aves e oito de suínos estarão paradas; 28 mil trabalhadores diretos serão dispensados temporariamente; cerca de 8 mil produtores rurais terão de adotar regime de "restrição alimentar aos plantéis de aves, suínos e bovinos", contabilizados em 32 milhões de frangos e 1,26 milhão de suínos; 2 milhões de aves e 40 mil suínos deixarão de ser processados nesses dois dias; 300 caminhões frigorificados/dia e 200 caminhões com cargas vivas/dia e 120 caminhões de ração/dia deixarão de circular. "Tudo isso representa mais de R$ 50 milhões de prejuízos para toda a cadeia produtiva ancorada na Aurora Alimentos, justamente em um ano em que a perda de mercados e problemas conjunturais já sacrificam severamente a agroindústria da carne com milhões em perdas", disse o comunicado.

 

Fonte: Estadão Conteúdo


Veja também

Estoques de suco de laranja do Brasil podem cair pela metade na nova safra

Uma queda projetada de quase 30 por cento na produção de laranja no cinturão citrícola brasi...

Veja mais
ABPA: bloqueio a cargas vivas leva 5 frigoríficos de aves e suínos a parar

Com o bloqueio nas rodovias também ao tráfego de veículos com cargas perecíveis e animais vi...

Veja mais
Abastecimento de alimentos nos Estados começa a ser afetado, diz Abrafrigo

A greve dos caminhoneiros, iniciada na terça-feira, 21, está afetando o abastecimento em vários Est...

Veja mais
Lojistas no Rio de Janeiro já gastaram R$ 450 mi com segurança

Sem resolução, a falta de segurança no Rio de Janeiro (RJ) mantém pressionadas as margens do...

Veja mais
Trigo: Baixa oferta e clima influenciam altas no mercado interno

As cotações do trigo no Brasil apresentaram fortes altas, especialmente em regiões consumidoras aco...

Veja mais
Etanol: Em maio, volume de hidratado negociado mais que dobra

O volume de etanol hidratado comercializado na semana passada no estado de São Paulo foi bastante expressivo. Ess...

Veja mais
Açúcar: Preços oscilam no mercado spot paulista

  No mercado spot de São Paulo, com praticamente todas as usinas do estado em operação e dian...

Veja mais
Vendas de TVs melhoram, mas nível recorde ainda está longe

A Copa do Mundo da Fifa e a demanda represada pela crise alavancaram a venda de televisores no Brasil. Apesar do resulta...

Veja mais
Indústria leiteira capixaba pode competir de igual para igual

O governador Paulo Hartung sancionou, nesta sexta-feira (18), a lei que altera, de 12% para 17%, a alíquota de IC...

Veja mais