Novos "seniors" são o futuro do crescimento do consumo

Leia em 2min 40s

Atualmente, uma a cada cinco famílias da América Latina é formada por pessoas acima de 50 anos e, daqui a 10 anos, esta configuração já representará 1/3 um terço entre todas. Descobrir o DNA destes novos seniores como consumidores e compradores é a chave para qualquer marca encontrar oportunidades reais de crescimento. É o que atesta um estudo da Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumo, que fornece uma visão em 360º deste público: quem são estes novos seniores, quais são seus hábitos de compra, quais marcas escolhem, como utilizam a tecnologia e o entretenimento e quais são suas preocupações com saúde e alimentação.

 

Trata-se de um mercado gigante: um único ponto de penetração neste segmento representa mais de 100 mil novos lares no Brasil e mais de 42 mil na Argentina. Em outubro de 2017 havia 54 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, e este número deve chegar a 93 milhões até 2045. Além disso, este público ganha 30% a mais do que as demais configurações familiares, 25% ainda trabalham, 1/3 um terço possuem veículos e mais de 80% têm celulares, sendo a metade smartphones - 85% usam Whatsapp e 70% Facebook, enquanto 70% nunca acessaram o Twitter ou o Instagram. Seus hábitos de compra também são peculiares: apesar de irem aos pontos de venda 8 vezes menos do que outros consumidores, gastam 16% mais, principalmente porque preferem marcas premium.



No quesito saúde e alimentação, 40% fazem exercícios semanalmente e 81% gastam no máximo 30 minutos cozinhando, menos do que acontece em qualquer outro grupo. "As pessoas na faixa dos 50 anos - e também dos 60 e 70 - estão cada vez mais ativas e saudáveis, com mais qualidade de vida do que as gerações passadas e tendo netos cada vez mais tarde, e isso tudo transformou radicalmente suas rotinas e seus planos para o futuro", afirma Cecilia Alva, Diretora de Clientes & Novos Negócios para a América Latina da Kantar Worldpanel.
De acordo com a Kantar Consulting, no ano passado, 77% dos americanos afirmaram que não havia razão para se sentir com menos energia por estarem mais velhos. Em 2014, o índice era de 64%.

 

Kantar Worldpanel

A Kantar Worldpanel é especialista global em comportamento de consumo.Com mais de 60 anos de experiência, um time de 3,5 milfuncionários e serviços que cobrem 60 países diretamente ou através de parceiros, a Kantar Worldpanel transforma comportamento de compra em vantagem competitiva em mercados diversos como FMCG, compras por impulso, fashion, baby, telecomunicações e entretenimento, entre vários outros. Mais informações:

 

Kantar
A Kantar é uma das maiores empresas do mundo em informação e consultoria. Trabalhando em conjunto e em todo espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, suas marcas especializadas empregam 30 mil colaboradores, promovendo insights inspiradores e estratégias de negócios para clientes em mais de 100 países. Kantar faz parte do grupo WPP e seus serviços são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500.

 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar Worldpanel

 

 


Veja também

Retração de compradores mantém quedas no milho

Segundo análise semanal do Cepea, os preços do milho continuam em baixa em muitas praças de S&atild...

Veja mais
Preço pago ao produtor de leite sobe 5,3%

O preço do leite pago ao produtor aumentou 5,3% de fevereiro para março, fechando a R$ 1,0745 o litro na &...

Veja mais
Sobras de Páscoa geram desafios aos mercados

Não há como escapar de ter que lidar com sobras quando o assunto são produtos de Páscoa nos ...

Veja mais
Citros: Feriado e fim de mês limitam negócios

As negociações de laranja de mesa estiveram desaquecidas nos últimos dias, tanto devido ao feriado ...

Veja mais
Época adequada de semeadura pode reduzir perdas de produtividade do trigo

Os produtores de trigo devem estar atentos à época ideal de semeadura para minimizar os riscos de perda de...

Veja mais
Kantar Worldpanel: ovos de chocolate industrializados são os preferidos dos brasileiros

  Em posição de destaque nesta época do ano, os ovos de Páscoa industrializados seguem...

Veja mais
Piracanjuba estreia campanha nacional valorizando os diferentes momentos em família

Como é sua família? Grande, pequena? Moderna ou mais tradicional? Animada ou mais contida? Não impo...

Veja mais
Arroz: Conab anuncia novos leilões de PEP e Pepro para o dia 4 de abril

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcou para o dia 4 de abril novos leilões de apoio ao escoamento d...

Veja mais
Algodão: Mesmo com ritmo fraco de negócios, preço sobe

A baixa oferta da pluma, especialmente de lotes de boa qualidade (41-4 acima), e a postura firme dos vendedores ativos t...

Veja mais