Produção de ovos tende a recuar em Minas

Leia em 2min 40s

A produção de ovos em Minas Gerais tende a recuar na década 2017/2027. A expectativa, segundo os dados levantados no estudo “Projeções do Agronegócio Mineiro 2017 a 2027”, documento elaborado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é chegar em 2027 com uma produção em torno de 173,5 milhões de dúzias de ovos. Se concretizada a previsão, a queda será de 49%, frente a 2017. O número de galinhas poedeiras também ficará menor, 6,31%, com um efetivo de 19,6 milhões de cabeças.

 

O resultado negativo na perspectiva é fruto da retração verificada na produção mineira na última década. No decênio 2006 a 2016, foi observado que o alojamento de aves de postura apresentou queda de 5,9%, acompanhando a tendência brasileira de redução no número de aves alojadas.

 

Outro fator que contribui para a oscilação da produção de ovos é a oferta de milho e farelo de soja, produtos utilizados na composição da ração e que representam até 70% do custo das granjas. O milho influencia diretamente na cadeia de produção de ovos, que irá pesar em maior ou menor grau nos custos de produção, conforme a cotação no mercado. O equilíbrio entre a oferta e a demanda é assegurado com o ajuste rápido nas granjas produtoras pela redução ou ampliação do número de aves alojadas com o objetivo de otimizar os resultados.

 

Apesar de os dados de 2017 não terem sido totalmente fechados, em função da crise econômica, a tendência é de que o consumo per capita de ovos tenha ficado entre a estabilidade e uma pequena alta.

 

O estudo da Seapa ressalta que, apesar da tendência de queda, a expectativa negativa pode ser revertida caso ocorra a intensificação de campanhas que estimulem o consumo de ovos e que também ocorra melhora do cenário econômico brasileiro.

 

Minas Gerais possui algumas granjas que implantaram sistemas de processamento de ovos (pasteurizados, líquidos e em pó), o que possibilitou atender consumidores diferenciados. O processamento dos ovos também permite que o Estado exporte. Até 2016, as exportações estiveram concentradas em um comprador, os Emirados Árabes Unidos, que adquiriram 78,3% do volume. No entanto, os Emirados vêm reduzindo significativamente a importação.

 

Por isso, para manter as exportações em alta, o desafio do setor será na conquista de novos mercados e intensificação dos investimentos em marketing e na melhoria dos processos de produção para tornar o produto mais competitivo. A projeção é que até 2027 o Estado esteja exportando 27,7 mil toneladas de ovos processados, o que, se alcançado, representará um incremento de 57,76% frente a 2017.

 

Nos Estado, os municípios de Montes Claros (Norte de Minas), Nepomuceno (Sul de Minas) e Santo Antônio do Monte (Centro-Oeste) representam um importante polo de avicultura de postura de ovos de consumo.

 

Já o Sul de Minas, especificamente os municípios de Itanhandu, Itamonte, Pouso Alto e Passa Quatro, é caracterizado por possuir granjas maiores, a maior parte delas com galpões automatizados e com maior número de aves alojadas, cerca de 100 mil.

 

Fonte: Diário do Comércio 


Veja também

Coqueiro aposta em tecnologia e tom bem-humorado para a Quaresma 2018

   Para garantir praticidade e se aproximar ainda mais do consumidor, a Coqueiro traz para a ...

Veja mais
Vendas fracas e queda no preço do suíno no atacado

O ano começou com o mercado físico de cevados com preços estáveis. A procura está ali...

Veja mais
Brasil não faz parte da lista de 83 países com problemas em leite, diz Lactalis

A companhia francesa Lactalis informou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, qu...

Veja mais
Setor de café do Brasil vê potencial para safra recorde; produtor mantém cautela

São Paulo - O Brasil pode colher em 2018 uma safra recorde de café, em meio ao ciclo de bienalidade positi...

Veja mais
Legislação flexibilizará regras para pequenas agroindústrias paulistas

Uma nova legislação para agroindústrias de pequeno porte em São Paulo deverá ser publ...

Veja mais
Cafeicultura mineira deve crescer 40%

Maior produtor de café do País, Minas Gerais tem capacidade de ampliar a produção significat...

Veja mais
Forte queda nos preços dos ovos

O mercado de ovos teve forte queda na última semana, em função da demanda mais fraca. Nas granjas ...

Veja mais
Oferta de laranja pode ser limitada

Após uma grande produção de laranja em 2017/18, as primeiras indicações são de...

Veja mais
Estimativas de safra de soja do Brasil apontam colheita perto de recorde

São Paulo (Reuters) - O Brasil deverá colher neste ano uma safra de soja bem próxima à obtid...

Veja mais