Semana Internacional do café começa amanhã

Leia em 3min 20s

A Semana Internacional do Café (SIC), que será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro pelo Sistema Faemg, Café Editora, Sebrae e governo de Minas, no Expominas, em Belo Horizonte, terá três grandes eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. A partir de amanhã serão promovidos 25 eventos simultâneos entre palestras, seminários, cursos, workshops e concursos para produtores, empresários, apreciadores e interessados no universo da produção de cafés no Brasil e no exterior.

 

O tema Mercado & Consumo tem como objetivo integrar a cadeia produtiva do café, além de promover ações com foco no mercado atual e no aumento do consumo do café no Brasil e no mundo. O Workshop Geoportal do Café, um mapeamento do Parque Cafeeiro de Minas Gerais, será realizado no dia 26. Junto com os encontros de Organização Fairtrade, de Produtores e Indicações Geográficas; com a Degustação de Cafés de Regiões Brasileiras e a Copa Barista são as principais atividades que compõem esse braço da programação.

 

Em Conhecimento & Inovação a SIC vai apresentar conteúdos nos formatos de palestras, cursos e fóruns sobre campo, certificação, classificação, torra, cafeterias, tendências e negócios. Programado para o dia 25, o DNA Café – Seminário Internacional reunirá atores da cadeia do café nacional e internacional que debaterão tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial.

 

Além dele, eventos como o Fórum da Agricultura Sustentável, o Re:Verb Roast, um simpósio de cafés especiais; o Roast Lab, uma jornada completa sobre torra com renomados profissionais do mercado nacional, e os cursos Torra Lab, além dos cursos técnicos promovidos pela Associação Americana de Cafés Especiais (SCA), são outras atividades desse eixo.

 

Ainda seguindo essa temática, o Sebrae e o Sistema Faemg também vão promover uma programação especial. O Sebrae vai montar a Sala Educampo, onde vai oferecer capacitação técnica e gerencial de produtores rurais, a partir de reuniões internas com os consultores do projeto para desenvolver aspectos de gestão da propriedade. Já o Sistema Faemg vai disponibilizar o Espaço Café+Forte para realizar a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e cursos para os produtores participantes do programa. No Seminário Interagro Café, parceria entre Faemg, CNA e Apex, o foco será apresentar, ao cafeicultor, os caminhos da exportação; seus desafios e oportunidades.

 

O eixo Negócios & Empreendedorismo traz como foco os eventos voltados para a geração de negócios diretos, além de apresentar ideias e tendências para novos empreendimentos no setor de café no Brasil. Espaços de exposição de estandes; a Cafeteria Modelo e a Sala Cupping & Negócios estarão abertos todos os dias para estimular as ações de networking e a troca de informações.

 

Com o mesmo objetivo, a temática vai promover também os encontros IWCA Brasil, realizado pela Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil; Meet the Green Buyers, que busca estreitar relacionamento entre os diversos setores do café, como produtores, cooperativas e expositores e o Business Experience. Além disso, o Coffee of the Year 2017 apresentará o resultado da degustação às cegas dos 10 melhores cafés feita pelo público que vai eleger o melhor café do ano.

 

O evento - A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Faemg, Café Editora, Sebrae, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, visando ao crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.

 

O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB. Com informações da SIC.

  

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas 


Veja também

Aumentam os desembolsos em Minas Gerais

A demanda pelo crédito rural segue aquecida em Minas Gerais. De acordo com os dados da Secretaria de Agricultura,...

Veja mais
Chuvas irregulares atrasam plantio de soja nos Estados do Centro-Oeste

São Paulo - Os agricultores da região Centro-Oeste do País estão de olho na meteorologia esp...

Veja mais
65% dos lares têm produtos de marca própria

São Paulo - Uma pesquisa realizada pela Nielsen apontou que no último ano, os lares brasileiros aumentaram...

Veja mais
Indústria tem oferta normal de café robusta e produtores dispostos a negociar

Em contraste com a oferta de café arábica, a disponibilidade da variedade robusta para a indústria ...

Veja mais
Preços podem estimular cultivo de tangerinas Murcott e Rio no Estado

O fim da safra da tangerina Ponkan somado à tendência de mercado apresentada em 2016 deve estimular a produ...

Veja mais
Receita da agropecuária deve cair 8,6%

Em um ano de safra recorde de grãos e de queda nos preços de importantes produtos, o Valor Bruto da Produ&...

Veja mais
Maricota investe no aumento da produção

São Paulo - A Maricota Alimentos, especializada em pão de queijo e outras linhas de congelados, está...

Veja mais
Sadia retira 1,8 mil toneladas de sal do mercado em apenas um ano

A Sadia, marca de alimentos da BRF, retirou do mercado 1,8 mil toneladas de sal - um ano após anunciar um ambicio...

Veja mais
Coqueiro lança campanha e promoção para todo o país

       Nova campanha da Camil             &nb...

Veja mais