AgRural eleva estimativa para safra de soja do Brasil 2017/18

Leia em 2min 50s

São Paulo  (Reuters) - A AgRural elevou ligeiramente suas estimativas para a área plantada e de produção de soja do Brasil na safra 2017/18 para 34,56 milhões de hectares e 109,9 milhões de toneladas, respectivamente, disse a consultoria nesta sexta-feira.

 

Na projeção anterior, divulgada em agosto, a AgRural estimava a área de plantio da soja em 34,49 milhões de hectares e a produção em 109,7 milhões de toneladas.

 

A revisão na estimativa foi feita enquanto o Brasil, maior exportador global de soja, começa o plantio de forma mais lenta este ano, na comparação com 2016/17, quando a safra foi recorde (114 milhões de toneladas).

 

A plantio da soja no Brasil alcançou 1,5 por cento da área total até quinta-feira, disse a AgRural, favorecida por chuvas isoladas em algumas áreas e previsões de mais precipitações para os próximos dias.

 

No entanto, apesar do avanço ante a semana passada, quando o plantio havia alcançado 0,3 por cento da área, os trabalhos continuam atrasados ante os 4,8 por cento no igual período do ano passado e os 2,3 por cento da média de cinco anos, disse a consultoria.

 

Por enquanto, especialistas não veem problemas de atraso no plantio. Se isso continuar ocorrendo, pode impactar a semeadura da segunda safra, de milho ou algodão.

 

Nos principais Estados produtores, o Paraná lidera o plantio, com 7,3 por cento da área semeada, mas bem atrás dos 17 por cento no igual período do ano passado. O plantio também está atrasado no Mato Grosso, onde os trabalhos alcançaram 1 por cento da área, ante 6,5 por cento há um ano, segundo dados da AgRural.

 

Já relatório divulgado nesta sexta-feira pelo o Instituto Mato-grossense de Agropecuária (Imea) estimou o plantio de soja do Mato Grosso em 4,5 por cento, um atraso de 4,35 pontos percentuais ante a safra passada.

 

MILHO VERÃO

 

As estimativas para a área e produção de milho primeira safra, por sua vez, foram revisadas para baixo, para 2,97 milhões de hectares e 21,6 milhões de toneladas, respectivamente.

 

Em agosto, quando havia sido divulgada a estimativa anterior, a AgRural projetava que a área plantada com milho da primeira safra alcançaria 3,02 milhões de hectares.

 

Para a produção, a AgRural projetava 22,5 milhões de toneladas.

 

Segundo a AgRural, a queda na área do milho primeira safra foi liderada pelos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que reduziram a área plantada com milho em 28 e 16 por cento ante o ano passado, respectivamente, devido à maior rentabilidade da soja.

 

O plantio de milho verão chegou a 23 por cento da área que deve ser destinada ao cereal no centro-sul do Brasil. Uma semana atrás, 19 por cento da área estava semeada. O número está em linha com os 24 por cento da média de cinco anos.

 

Áreas atingidas pela estiagem de setembro precisam de chuva com urgência, especialmente no Paraná e em Santa Catarina. Tais precipitações deverão ocorrer no final de semana, mas deverão se intensificar na segunda-feira.

 

 

Fonte: Reuters

 

 


Veja também

Seca deve reduzir moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul

A seca que tem predominado na região Centro-Sul durante os últimos 115 dias tem levado a uma reduç&...

Veja mais
Rondônia amplia área de produção de robusta

São Paulo - Animados com o aumento da produtividade nas lavouras de café robusta em Rondônia, produt...

Veja mais
Segmento de fragrâncias se destaca e cresce acima do mercado em beleza

São Paulo - O mercado de insumos para fragrâncias se destacou em meio à crise e segue em crescimento...

Veja mais
Piracanjuba e LeitBom participarão da SuperNorte 2017

Apresentar a variedade de produtos e reforçar a qualidade da marca estão entre os objetivos da Piracanjuba...

Veja mais
28% do bares e restaurantes do Brasil fecharam o 2º trimestre no 'vermelho'

São Paulo - Embora o setor de bares e restaurantes tenha apresentado leve melhora nos indicadores de rentabilidad...

Veja mais
Produtores de café podem estar à espera de cotação mais alta

O setor de café no Brasil tem relatado dificuldades em conseguir produto para suas operações, apesa...

Veja mais
Produção de beterraba cresce

Devido ao ótimo quadro das lavouras de beterraba na Alemanha e na Polônia, a Comissão Europeia elevo...

Veja mais
Fugini Alimentos lança novo site e e-commerce

A Fugini Alimentos lançou um novo site (www.fugini.com.br), mais moderno, interativo e fácil de navegar. O...

Veja mais
Piracanjuba conquista 1º lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro 2017”

Reafirmando sua posição entre as maiores do mercado de laticínios nacional, a Piracanjuba recebeu m...

Veja mais