Promoção influencia a decisão de compra de mais da metade dos consumidores

Leia em 2min

As promoções e ofertas influenciam a decisão de compra de mais da metade dos brasileiros (52%), revela estudo feito pela Associação Brasileira de Automação-GS1 e pela H2R Pesquisas Avançadas.

 

 

De acordo com o levantamento, desenvolvido através da entrevista com 400 consumidores, outros aspectos que são levados em conta no momento de decidir a compra são: a força da marca (63%), detalhes das informações (55%), diferentes opções de pagamentos (53%), e variedade de opções de itens (52%).

 

Para o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, os dados refletem a transformação na jornada de compra do consumidor. "A diversidade e integração dos pontos de venda e de comunicação influenciam os hábitos de um consumidor que hoje valoriza a marca, e quer facilidades como opções de pagamento, promoções e variedade em uma só compra; ou seja, deseja cada vez mais a satisfação", afirma.

 

Conectividade

 

O estudo apontou ainda para o alto grau de conectividade do brasileiro, e os impactos disso na jornada do consumo. Segundo a pesquisa, a compra começa pela internet, já que 84% entrevistados pesquisam on-line informações detalhadas sobre o produto. Apesar de esse ser o principal meio de pesquisa no início da jornada, o estudo revela que o brasileiro também pede indicação para amigos e vai para a loja física. Na hora de finalizar a compra a loja física ainda predomina para algumas categorias, como produtos de cuidados pessoais, medicamentos, artigos para saúde, alimentos e bebida. Já os smartphones, eletroeletrônicos e computadores estão cada vez mais sendo consumidos no varejo on-line - quase 25% dos entrevistados compram dessa forma.

 

Boa parcela dos que compram no e-commerce (34%), no entanto, ainda dizem ir à loja física para aperfeiçoar sua experiência, tocar e conhecer melhor os produtos. No ponto físico, a inovação é cada vez mais valorizada pelos consumidores, mostra a pesquisa. Um ponto citado é a possibilidade de pagar através dos smartphones, que proporcionou, para 67% dos entrevistados, a sensação de inovação, estimulando a compra.

 

Em relação aos programas de fidelidade, o estudo mostra que os principais motivos para participar foram os clubes de descontos (81%), promoções que combinam com suas preferências (54%) e as milhas para viagens (53%).

 

 

 

 

Fonte: DCI São Paulo


Veja também

Promoção influencia a decisão de compra de mais da metade dos consumidores

As promoções e ofertas influenciam a decisão de compra de mais da metade dos brasileiros (52%), rev...

Veja mais
Unica estuda taxa chinesa no açúcar

São Paulo - A União das Indústrias de Cana-de-Açúcar (Unica) definirá, at&eacu...

Veja mais
Pequenos varejistas voltam a demandar crédito do atacado, diz Serasa

São Paulo - As redes de varejo voltaram a demandar crédito junto a atacadistas e distribuidores, segundo d...

Veja mais
Fluxo de visitantes em shoppings do Brasil cresce 2,6% em julho, diz Abrasce

O fluxo de visitantes em shopping centers do Brasil em julho cresceu 2,58 por cento ante igual mês do ano anterior...

Veja mais
Empreendedor cria plataforma que conecta padarias e consumidores

Entre os milhares de comércios existentes em São Paulo, a padaria é o tipo de negócio que tr...

Veja mais
Número de brasileiros que vão presentear no Dia dos Pais cai

São Paulo - A crise econômica deve afetar a compra de presentes para o Dia dos Pais. Segundo uma pesquisa d...

Veja mais
Atacadistas reduzem projeção para o ano depois de decepção no 1° semestre

São Paulo - A retração de 5,57% nas vendas do primeiro semestre, em termos reais, levou a Associa&c...

Veja mais
Meirelles: Setembro será bom momento para avaliar meta fiscal

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse na noite desta segunda-feira, 7, que o mês de setembro, quando o ...

Veja mais
Piracanjuba desponta como a melhor empresa do setor de Bens de Consumo

O ranking do Anuário Melhores & Maiores, da Revista Exame, destacou a Piracanjuba como a melhor empresa do se...

Veja mais