Busca por descontos pressionará margens

Leia em 2min 40s

São Paulo - A busca por descontos na hora de efetuar compras, que ganhou ainda mais importância durante a crise, alterou os hábitos dos brasileiros. Segundo a Kantar Worldpanel , 40% dos produtos vendidos no varejo envolvem algum tipo de ação promocional, fator que ajuda o lojista a esvaziar os estoques, mas pode ser o grande vilão ao pressionar muito as margens.

 

Segundo o estudo, que reflete os hábitos no primeiro trimestre deste ano, 80% dos clientes obtiveram algum item em promoção, fator que chega a ser o dobro do praticado pelos brasileiros em anos anteriores. Na divisão por tipo, o desconto no preço final é o mais interessante para 58% dos entrevistados (veja mais no gráfico).

 

Foi também o efeito da recessão que aumentou a importância no preço na decisão de compra. Exemplo disso, só 11% da cesta de compras do brasileiro é de itens a ser adquiridos independente da promoção, enquanto a média global faz esse dado girar em torno de 20%. " 55% dos entrevistados declaram que escolhem as lojas em função de ter uma oferta alguma promoção", diz a diretora de serviços e varejo da Kantar, Manuela Bastian.

 

Quando analisado o percentual de desconto por categoria, o estudo revela que itens de higiene & beleza, além de produtos de limpeza, estão operando com descontos acima do ideal para preservar as margens, o que abre espaço para que as marcas comecem um processo de diminuição no tamanho da promoção, reduzindo o impacto no faturamento sem perder volume de vendas.

 

"Com base nas categorias analisadas, vemos que a cesta de limpeza e higiene está mais focada nessa redução temporária no preço, enquanto alimentos e bebidas aproveitam para vender maiores quantidades em promoções", cita Manuela.

Para a especialista da Kantar Worldpanel, os hábitos de compra que o brasileiro obteve durante a recessão deve seguir após a retomada econômica, o que torna mais necessário que as redes e marcas fiquem atentas com o excesso de promoções 'canibalizadoras'.

 

O estudo revela ainda que, independentemente da classe social ou canal de compra, as ações promocionais são importantes para a compra por impulso. "A compra que a gente chama de reposição é a que o cliente está mais suscetível a levar um item que não estava incluso na lista", comenta.

 

Quem é meu cliente?

Para mapear o potencial de cada perfil de cliente, o estudo revelou ainda que alguns públicos estão em alta, como os chamados 'independentes jovens', com uma previsão de alta no volume de consumo de 5,8%; 'casais com filhos pequenos' (2,9%); e 'independentes maduros' (2,3%). Segundo a consultoria, o mercado de consumidores acima dos 50 anos deve ser 'desbravado'. Representando 18% da população brasileira atualmente, esse grupo deve triplicar de tamanho no Brasil até 2050. "Eles já estão em uma melhor fase da vida, e estão mais conectados. É um grupo que teremos que começar a explorar e entender, porque ele vai ganhar uma maior relevância nos domicílios brasileiros", analisa o diretor de insight e serviços para clientes da Kantar Worldpanel, David Fiss.

 

 

Fonte: DCI São Paulo


 


Veja também

On-line: mais de um quarto dos clientes tiveram problemas na entrega

São Paulo - Apesar do grande apelo das vendas on-line na decisão de compra dos brasileiro, mais de um quar...

Veja mais
Agenda 2030 exigirá Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística modernizado

Dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Naç&...

Veja mais
Andef: defensivos custarão mais caro na nova safra

São Paulo - Os defensivos agrícolas devem custar mais aos produtores na safra 2017/2018. A projeç&a...

Veja mais
Preços de festa junina crescem 2,7% em 2017

-A cesta de produtos de festa junina teve aumento de custo de 2,7% entre 2016 e 2017, divulgou ontem (20) a Fundaç...

Veja mais
Copersucar: comercialização de açúcar cai 3,6% e de etanol recua 16% em 2016/17

Ribeirão Preto - A Copersucar S.A., maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, informou te...

Veja mais
ABAD: maior encontro do Canal Indireto valoriza capacitação e geração de conteúdo

 A ABAD 2017 São Paulo, que integra o Enacab - Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento e a 37ª Con...

Veja mais
Comissão do Senado (CAS) rejeita Reforma Trabalhista

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou nesta terça-feira (20), por 10 votos a 9, o relat&...

Veja mais
GS1 Brasil realiza 7ª Conferência Internacional no dia 29 de junho

  A Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil promove a sé...

Veja mais
Nissin investe em ponto de venda com tema São João

A Nissin Foods do Brasil está investindo, no período de festas juninas, em materiais de ponto de venda com...

Veja mais