Com varejo físico em queda, vendas pela internet dão sobrevida a empresas

Leia em 4min

Enquanto as lojas físicas acumulam queda nas vendas, o e-commerce comemora lucros cada vez maiores. A Amazon, por exemplo, fez suas receitas saltarem, ao longo dos últimos 15 anos, de US$ 1 bilhão para US$ 90 bilhões. No mesmo período, empresas tradicionais do mundo do varejo físico tiveram redução de até 75% em vendas.

Por isso, segundo o especialista em vendas José Ricardo Noronha, vender pela internet não é luxo, mas, sim, necessidade. "É preciso repensar as estratégias comerciais. O varejo online têm cada vez mais impacto direto na sustentabilidade e viabilidade dos negócios, a curto, médio e longo prazos", afirmou o autor do livro "Vendas. Como eu faço?" (editora Évora).

Noronha listou 6 segredos para ter sucesso no empreendedorismo digital:

1) Na "Era do Valor", o que vale ainda é o melhor preço

De acordo com uma pesquisa mundial feita pela PwC, 60% dos consumidores apontaram os preços mais baixos como o fator predominante de compra nas lojas que eles frequentam.

No Brasil, especificamente, 42% dos clientes ressaltaram a conveniência. Outros 54% citaram o preço como o mais importante na compra online e, 5%, levantaram outras razões.

"Para competir bem no mundo online, você e sua empresa precisam ter bons preços, o que só é possível com processos cada vez mais refinados, focados em aumentar o volume de vendas sem prejudicar a margem."

2) A experiência nas lojas é mais importante do que nunca

Com o crescimento das compras multicanais, os varejistas precisam focar seus melhores esforços na construção de experiências cada vez mais incríveis em seus pontos físicos.

"As empresas precisam ter foco absoluto em incrementar as taxas de conversão dos clientes que visitam suas lojas e estabelecimentos. Ainda que a queda do tráfego de pessoas seja significativa, o ponto de venda ainda responde por um importante percentual no processo de tomada de decisão de muitos clientes, que preferem tocar e sentir os produtos que já pesquisaram na internet", diz Noronha.

3) Talentos são essenciais

Diante de consumidores cada vez mais sofisticados, incrementar a experiência vivida por eles nos pontos de varejo é ponto de fundamental importância para ter sucesso neste "novo mundo do varejo".

"Para que isso aconteça, é absolutamente imperativo que seu ponto de venda esteja muito bem servido de profissionais talentosos, que sejam profundos conhecedores dos produtos que vendem e que também dominem as habilidades interpessoais."

No levantamento da PwC, 40% dos entrevistados apontaram o conhecimento dos vendedores sobre os produtos como o fator mais importante para uma melhor experiência nos pontos de vendas. Ou seja, treinamento e capacitação no varejo nunca foram tão essenciais quanto agora.

4) O poder dos dispositivos móveis

O estudo corrobora com outras tantas recentes pesquisas que mostram o crescimento vertiginoso dos dispositivos móveis como o canal mais importante de compra. 46% dos pesquisados compraram produtos algumas vezes ao longo de 2015 utilizando smartphones e tablets, contra um índice de 40% em 2014.

Na China, incríveis 65% dos compradores fizeram isso através dos seus dispositivos móveis pelo menos 1 vez por mês.

5) O incrível poder das redes sociais

As redes estão se fortalecendo cada vez mais como fortes influenciadoras nos processos de compra. Assim como as opiniões e recomendações de amigos e familiares, elas terão um destaque cada vez maior não apenas na influência propriamente dita, mas também na construção de marcas cada vez mais poderosas e autênticas.

Na pesquisa da PwC, 78% afirmaram que as mídias sociais lhes influenciaram de alguma forma no processo de compra – número 10% superior ao de 2014.

6) O crescimento das comunidades

Um incrível número de 91%, dos mais de 23.000 participantes da pesquisa, afirmaram participar de um programa de recompensas ou de fidelidade.

"Este número só reforça o conceito de comunidades, que é ainda mais forte junto aos Millenials ou à Geração Y", diz Noronha.

E então: você e sua empresa estão prontos para prosperar neste mundo online?

Sobre José Ricardo Noronha

É vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Tem como sonho e missão transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais e os resultados de vendas de empresas através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de superação pessoal.

Formou-se em Direito pela PUC/SP e tem MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Vanderbilt University (Owen Graduate School of Management) e atua como professor dos Programas de MBA da FIA e também do Programa de Educação Continuada do Corretor de Imóveis do CRECI/SP.

Escreveu os livros "Vendedores Vencedores" e "Vendas. Como eu faço?", que contam com a participação especial de experts como Gustavo Cerbasi, Robert Wong, Eugenio Mussak, Raul e James Hunter, entre outros. É considerado um dos 5 maiores palestrantes e professores de vendas do Brasil.

 



Veículo: Site Exame


Veja também

Vigilância sanitária fiscaliza produtos da páscoa nesta semana

A Vigilância Sanitária do Rio iniciou nesta semana as fiscalizações nos estabelecimentos que ...

Veja mais
Movimento do comércio aumenta em fevereiro

Dados do MCV (Movimento do Comércio Varejista) mostram que fevereiro de 2016 ficou abaixo do esperado para o com&...

Veja mais
França proíbe supermercados de jogarem comida no lixo

A fome é um dos principais problemas da humanidade. Mas há muito tempo que o mito de 'não há...

Veja mais
Varejo online faz pequena Black Friday

Para tentar aquecer as vendas em um período sem grandes datas festivas, o comércio eletrônico faz ho...

Veja mais
Aumentos de preços desaceleram em 6 entre os 8 grupos do IPC-10 de março

O Índice de Preços ao Consumidor 10 (IPC-10) registrou taxas menores na passagem de fevereiro para mar&cce...

Veja mais
Castelo lança promoção de Páscoa com foco em novo produto

Nas compras acima de R$80, os consumidores levarão para casa o novo Sumo de Limão Castelo em embala...

Veja mais
Alta do leite deve durar até junho

O preço do leite aumentou neste ano nas prateleiras dos supermercados e deve continuar em alta até junho. ...

Veja mais
Compras em hipermercado ficam 9,27% mais caras em março

Os preços médios dos itens básicos para alimentação familiar em hipermercados da regi...

Veja mais
Intenção de consumo das famílias recua 1,6% em março, mostra CNC

Esta é a primeira queda no ano; nível de consumo atingiu mínima histórica. Pesquisa antecipa...

Veja mais