Setor supermercadista emprega 3.212 pessoas em Prudente

Leia em 3min 20s

O subgerente da unidade do centro dos Supermercados Estrela, de Presidente Prudente, Bruno Henrique Moreira, 30 anos, afirma que a relação com a área em que trabalha é de muita gratidão, já que, em pouco tempo, ele consegui ascender dentro da empresa, em um trabalho feito com “muito amor” que, inclusive, rendeu a ele “o grande amor”, a esposa Rafaela. O funcionário é um dos 3.212 que trabalham neste setor na cidade, conforme dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados), distribuídos em 203 estabelecimentos. No dia 12 de novembro foi comemorado o Dia Nacional do Supermercado.

 

A história de Bruno teve início há quatro anos, quando ele foi convocado para fazer parte do time de segurança do supermercado. Naquela época, ele largou a vida nas estradas, já que era motorista de carreta, e se dedicou ao que acreditava ser sua profissão por muitos anos. A surpresa, que na verdade se trata de reconhecimento, veio quando o funcionário, dedicado e depois de dois anos e meio na função, foi chamado para ser encarregado de loja, local em que ficou pouco mais de um ano, antes de ser convocado para mais uma missão: subgerente.

 

“O que influenciou foi minha dedicação, pois sei que precisamos abraçar a empresa e gostar do que fazemos. O local me abriu muitas portas e a oportunidade de crescer”, ressalta. Bruno lembra que a história dele “foi construída” novamente dentro do novo trabalho, já que, ainda enquanto atuava como segurança, conheceu a operadora de caixa que se tornaria sua esposa. “Nós dois saímos de férias na mesma data, rolou o primeiro beijo e estamos juntos ao todo há três anos”. O casamento, que contou com sessão de fotos, claro, dentro do mercado, ocorreu em 10 de março de 2018.

 

SETOR É AVALIADO

 

COMO FORTE EM PP

 

O diretor regional da Associação Paulista de Supermercados, Bruno Troiano, afirma que muitas são as histórias que seguem o mesmo sucesso de Bruno. Isso porque, muitas vezes, o setor dos supermercados é o responsável por dar o primeiro emprego a jovens e adultos, o que o faz “absorver” a população em uma experiência “para a vida”. “O ramo alimentício, mesmo em época de crises, traz prosperidade. Existe plano de carreira dentro das empresas, tudo depende do desempenho”. O que pode justificar a força do setor, segundo o diretor regional, é a ausência de grandes indústrias, o que faz com que a região cresça com o comércio de produtos.

 

A realidade não é exclusiva de Prudente, já que, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), são mais de 1,8 milhão de pessoas trabalhando para empresas supermercadistas em todo o Brasil. Já de acordo com o Ranking Abras/SuperHiper, da Associação Brasileira de Supermercados, a mão de obra masculina continuou sendo maioria no setor em 2018, com 50,3%. As mulheres representaram 49,8%. Em 2017, a relação era de 50,7% para 49,7%, respectivamente.

 

SAIBA MAIS

 

Segundo o 9º Estudo Capital Humano em Supermercados, realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), jovens com idades entre 18 e 25 anos constituem o contingente principal do setor, respondendo por 33,5% das pessoas que trabalham no autosserviço brasileiro. O grupo dos que têm de 25 a 35 anos vem logo atrás, com 33,3%. Somados, os dois grupos, compostos por jovens, representam 66,8% do capital humano do setor. Pessoas com mais de 50 anos respondem por 7% dos funcionários do setor.

 

DADOS DO SETOR EM PP

 

- Número de empregados no setor: 3.212

 

- Número de estabelecimentos por porte:

 

Atacado/Atacarejo: 24

 

- Hipermercado/Supermercado: 36

 

- Minimercados/mercearias: 126

 

- Hortifrúti (sacolão): 17

 

Total: 203

 

Fonte: Imparcial


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais