Vendas nos supermercados durante Black Friday devem crescer 4,2%

Leia em 3min

A Black Friday vem se tornando uma data de destaque para os supermercados. No ano passado, o faturamento da ocasião chegou a 2,6 bilhões de reais. Isto aliado à revolução tecnológica no varejo alimentar mudou a percepção dos empresários do setor com a data, inclusive nos canais físicos.

 

Pesquisa mensal da APAS aponta que o setor prevê um crescimento de 4,2% nas vendas deste ano. Apesar do online ainda representarem apenas 2% do faturamento mensal do setor supermercadista, a associação acredita que os supermercadistas irão atrair o consumidor por meio de divulgação em redes sociais e desconto de preços das categorias, higiene pessoal, decoração, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas.

 

A Black Friday acontece no dia 29, mas a expectativa do aumento das vendas no ambiente online já é prevista para ocorrer durante todo o mês de novembro. “A Black Friday é muito forte no setor na categoria de bebidas alcoólicas por uma série de fatores como: parcerias com a indústria, o clima mais quente, proximidade com Natal e por ser a categoria que lançou o varejo alimentar no evento”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

O site de pesquisa Zoom aponta um crescimento ainda maior, de 8%, para a área de alimentos e bebidas na data. O mesmo otimismo é apontado por um estudo realizado pelo Google, em parceria com a Provokers, que aponta que pela primeira vez o número de compradores nas lojas físicas deverá se igualar ao do comércio eletrônico durante a Black Friday.

 

Segundo esta pesquisa, a tendência será impulsionada, sobretudo, pelo consumidor omnichannel. O número de entrevistados que disseram que planejam comprar em ambos os canais saltou de 7% para 25% em 2019.

 

A previsão para a data originada nos Estados Unidos do Instituto Ebit|Nielsen, é de expansão de 15%, com vendas totais de R$61,2 bilhões. Os pedidos devem ser 12% maiores, chegando a 137 milhões, e o tíquete médio deve ser de R$447, representando um aumento de 3%.

 

A data de descontos foi criada nos Estados Unidos e “importada” por diversos países pelo mundo. A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças, no país americano.

 

No Brasil, o evento existe desde 2010 e nasceu com foco na internet. A temporada da Black Friday é tratada pelo varejo como o principal evento do ano no e-commerce e tem impulsionado as vendas do comércio em geral nos meses de novembro.

 

A APAS analisou as pesquisas de intenção de compras do consumidor para a data e a empresa Zoom foi a única que apresentou dados de compras para alimentos e bebidas e cerca de 8% deverão comprar esta categoria na Black Friday de 2019.

 

Para Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&Gouvêa de Souza, a data se consolidou no varejo brasileiro e entrou no calendário de compras do consumidor. “Apesar da maior força da Black Friday estar no canal online, a data tem migrado cada vez mais para as lojas físicas. O setor de hiper e supermercados usará a data não só para alavancar as vendas nas lojas e no canal online, mas também aproveitará para educar o consumidor na compra através do digital”, afirmou Yamashita.

 

Fonte: Mercado e Consumo

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais