19ª Fesuper inicia ofertando capacitações, atendimento e negócios em Arapiraca

Leia em 4min 40s

Já consolidada como uma das principais feiras do Nordeste, a 19ª edição da Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper), realizada nos dias 16, 17 e 18, no Levino’s Hall, em Arapiraca. A feira contou com a participação de expositores de indústrias, fornecedores, distribuidores, atacadistas, instituições financeiras e de apoio às empresas, empresas de eficiência energética, softwares e mercado imobiliário, gerando oportunidade de negócios para micro e pequenas empresas como mercadinhos, padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas, drogarias entre outros setores.

 

Na solenidade de abertura, Roberval Cabral, diretor de Administração e Finanças do Sebrae em Alagoas, reforçou que a realização da Fesuper feita pela Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), em Arapiraca, pela terceira vez seguida é estratégica, lembrando que a instituição é parceira, mais uma vez, trazendo atendimento, capacitações e orientação para o público do evento.

 

“A atitude da ASA em realizar a Fesuper aqui vem facilitar o desenvolvimento econômico no município, atraindo um número maior de parceiros como o Sebrae e empresários ávidos para realmente desenvolver seus negócios. O Sebrae confia no setor supermercadista. Em um momento como esse da economia, esse setor mostra um crescimento acima da marca do ano passado e a Fesuper reforça isso, trazendo empreendedores de diversos ramos, com novas oportunidades e podendo conhecer o que há de melhor no mercado e para capacitação. Aqui, nós teremos um espaço de quase 50m², com uma equipe pronta para trazer o que há de melhor em capacitação e solução para a gestão do negócio”, pontuou Roberval Cabral.

 

Raimundo Barreto, presidente da ASA, trouxe dados relevantes sobre a importância do setor para o estado, mostrando que a Fesuper é relevante para impulsionar os negócios envolvidos com os setores supermercadista e de atacado.

 

“Esta é uma feira já consolidada no estado, sempre crescente e ajudando a inovar a economia do estado, contribuindo com a geração de emprego e renda em Alagoas. O setor supermercadista não para de crescer e empregamos diretamente mais de 50 mil funcionários aqui no estado, envolvendo micro e pequenas empresas, o médio e grande mercado. É um setor que tem mais de 4 mil pontos de venda somente aqui em Alagoas. No Brasil, o cenário também é positivo e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) tem uma estimativa de crescimento para 2019 de 3,6%. Com isso, podemos dizer que esse é um evento de muita importância, com certeza, nesses três dias, serão feitos grandes negócios”, concluiu.

 

Rogério Teófilo, prefeito de Arapiraca, já vislumbra realização da próxima edição da Fesuper na cidade. “Arapiraca está de portas abertas para receber a 20ª edição, porque, nessa região, contando com o Sertão, nós concentramos mais de 1,8 milhão habitantes. Nossa população é de 240 mil. Nós somos a porta de entrada do desenvolvimento e somente no primeiro trimestre, nós geramos mais de 2,4 mil novos empregos, com a instalação de novas empresas. Temos os maiores atacadistas de Alagoas. Esse evento mostra a capacidade de aglutinação e união da ASA, mostra a capacidade de transformar a Fesuper em uma das maiores feiras do Nordeste”, ressaltou.

 

Sebrae na Fesuper

 

O estande do Sebrae na Fesuper conta com as Oficinas Práticas de Alimentos ofertadas pela instituição a partir do Projeto de Encadeamento Produtivo do Setor de Panificação e Confeitaria de Alagoas. Em parceria com a Sarandi, as oficinas, voltadas para panificações e confeitarias, já ensinam uma grande variedade de pratos: torta de liquidificador, rocambole salgado de frango, esfiha de carne, pizza, bolo de limão, bolo de chocolate com calda e pão delícia. O projeto tem parceria com a Fiea, Sindipan/AL e Apea.

 

Além disso, também é possível contar com o atendimento empresarial oferecido pelo Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, com a marcação de consultorias e divulgação da agenda de cursos do escritório do Agreste, além da divulgação da Escola de Negócios Sebrae, com espaço para inscrições.

 

Arestides Bezerra, gerente do Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca, ainda lembrou que o estande contará com a ação ‘Varejista Parceiro’. Com o ‘Varejista Parceiro’, nós vamos convidar o pequeno varejista para se cadastrar e receber informações para melhorar o negócio. Ao final da Fesuper, iremos premiar 30 empreendedores com a participação na Oficina de Design Sprint, metodologia criada pelo Google para que o empresário possa fazer seu planejamento de forma mais lúdica”, destacou o gerente, que também lembrou que a oficina será realizada nos dias 28 e 29 de outubro no próprio Escritório Regional do Sebrae em Arapiraca. 

 

A 19ª edição da Fesuper é promovida pela ASA com o patrocínio do Sebrae em Alagoas e Prefeitura de Arapiraca, e conta com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Sincadeal),  Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal), Sicoob, Sindicato da Indústria de Panificação e Confei taria, Bolos, Bolachas, Biscoitos e Massas Alimentícias do Estado de Alagoas (Sindipan/AL), Associação dos Panificadores do Estado de Alagoas (Apea), Gráfica e Editora Mascarenhas, Ducamp, Mili, GS1 Brasil/Associação Brasileira de Automação, São Braz, Conexão Montagens e Eventos, Lessa Eventos, Sococo, Coca Cola, Ibis Hotels, Asa Branca Distribuidora e Alpino papel higiênico.

 

Fonte: Agência Sebrae


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais