Após meses ruins, empresariado supermercadista está otimista

Leia em 2min 40s

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) divulgou nesta segunda-feira (23) uma pesquisa que aponta aumento do otimismo dos empresários do setor supermercadista com o cenário atual e futuro. A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo mostra aumento de 14 pontos percentuais na expectativas de vendas, indo de 36% em agosto para 50% em setembro. Cresceu também a expectativa de um PIB melhor no próximo ano, fazendo com que o nível de otimismo quanto à atividade econômica nacional suba de 7% para 50%. No geral, a confiança cresceu de 35% para 38%.

 

Segundo a Apas, a Semana do Brasil e a liberação do FGTS são os principais fatores impactantes para o crescente otimismo perante o PIB. “Essa posição é fundada no bom momento das medidas do governo, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que segue para sanção presidencial, e a Reforma da Previdência, que tramita no Senado, prevista para começo de outubro, além dos movimentos bem encaminhados da Reforma Tributária”, afirma assessoria da associação.

 

O percentual de empresários pessimistas com o futuro aumentou de 16% para 23%, o que demonstra ainda haver incertezas em relação a política econômica brasileira. Em geral, os dados apontam que o pior momento do ano, observados em maio e junho, já passou, quando o pessimismo passou de 30% e o otimismo para menos de 10% no período.

 

A pesquisa avalia as expectativas dos empresários levando em conta vendas de seu supermercado, taxa de satisfação com o governo federal, taxa de satisfação com o governo estadual, nível da taxa de juros no Brasil, empregos em seu supermercado, evolução do PIB e taxa de inflação.

 

A Pesquisa de Confiança é apurada mensalmente pela Apas desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado. De acordo com a associação, o levantamento tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. De maneira geral, auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

 

A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas. A Apas Regional de Araçatuba foi responsável por 1,3% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 1,3 bilhão. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 7 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região. Só na cidade de Araçatuba, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 424 milhões, o que equivale a 31% da região e 0,4% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.

 

Fonte: Folha da Região - Araçatuba

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais