(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

ASSURN participa de reunião de Diretoria da ABRAS 26/08/2019 às 11h

O presidente da ASSURN, Nelson Leiros, o executivo da associação, Marinho Dantas, e o diretor financeiro da entidade, Edmilson Marques, participaram nesta terça-feira (20) da 3ª Reunião Ordinária de Diretoria da ABRAS em 2019, durante a 38ª edição da Expoagas.

 

No encontro, foram apresentados e discutidos alguns temas que tramitam no Congresso Nacional, entre eles, a Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica, a venda no comércio de medicamentos isentos de prescrição médica, chamados tecnicamente de MIPs, voucher alimentação, reforma tributária, entre outros assuntos. Na oportunidade, o Vice Presidente Dr. Mauricio Ungari, apresentou um relevante estudo sobre as vantagens para a venda de MIPs pelos supermercados.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, conduziu a reunião, que contou com os vices-presidentes, membros do Conselho Consultivo, além dos presidentes e executivos das associações estaduais.

 

Além dos presentes na reunião, uma comitiva da ASSURN está em Porto Alegre para participar da Expoagas 2019, considerada uma das maiores feiras do setor em todo o país.

Expoagas 2019

 

Também na terça, empresários da cadeia de abastecimento e políticos do Rio Grande do Sul se reuniram na solenidade de abertura da 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. As reformas estruturais e a MP 881, da Liberdade Econômica, foram os principais destaques dos discursos.

 

O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, anfitrião do evento, abriu a cerimônia falando da força do setor supermercadista no estado e da expectativa da Expoagas 2019. “Esperamos que o evento proporcione mais conhecimento e, sobretudo, grandes negócios a toda cadeia de abastecimento, impulsionando o crescimento não apenas para os supermercados.”

 

Longo ressaltou ainda a importância da autorização da venda dos medicamentos isentos de prescrição médica (Mips) nos supermercados, uma das principais demandas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).   E falou que a retomada da economia será um processo lento e gradativo, mas que confia na equipe econômica do governo federal para fazer as reformas que o Brasil precisa, dentre elas a da Previdência, que ainda precisa passar pelo Senado, e a tributária, além da aprovação final da MP 881. “As sementes que hoje precisam ser plantadas darão resultados somente a médio prazo. Precisamos de liberdade econômica e oportunidades para todos”.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da cerimônia e, em seu pronunciamento, também ressaltou a necessidade da aprovação da MP da Liberdade Econômica e da reforma da Previdência no Senado.  “Demos um grande passo com a aprovação da MP 881 na Câmara, que irá mover obstáculos burocráticos à iniciativa empresarial e simplificar procedimentos para captação de recursos no mercado. E graças ao trabalho e à dedicação de diversos parlamentares e empresários, também já avançamos no processo de aprovação da reforma da Previdência, uma das nossas principais alternativas para destravar a economia e evoluir na construção de uma país mais competitivo e empreendedor, precisamos permanecer unidos, buscando apoio da população e dos parlamentares para finalizarmos essas aprovações o mais breve possível.”

 

Sanzovo destacou ainda que, nos próximos meses, a ABRAS estará empenhada em debater a reforma tributária com as associações estaduais, para elaborar, em conjunto, uma proposta que atenda às necessidades do setor supermercadista. “A complexidade do sistema tributário brasileiro é um dos principais fatores de redução da produtividade do país. Precisamos de uma reforma que auxilie quem quer empreender e gerar emprego e renda, que diminua a carga de tributos, que promova a segurança jurídica e simplifique as operações.”

 

O secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, que representou o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou em seu discurso da necessidade de ajuste fiscal para o desenvolvimento econômico. “A arrecadação tem que vir mais do desenvolvimento da economia e menos dos custos, assim, o Estado colabora para o crescimento do país”, afirma.

 

No evento, foi oficializada a parceria entre a AGAS e a Secretaria Estadual da Fazenda com a finalidade de estabelecer um regime de parceria entre o segmento supermercadista e seus fornecedores para ajustes na classificação fiscal de produtos.

 

Também participaram do evento o deputado federal  Jerônimo Goergen (PP-RS) e o deputado estadual Ernani Pollo (PP-RS), e o secretário municipal de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Porto Alegre, Edurdo Cidade, que representou o prefeito da cidade, Nelson Marquesam Júnior.

 

Supermercadista Honorário

 

Durante a cerimônia de abertura da Expoagas, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) foi homenageado pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, com o título de supermercadista honorário pela relatoria na MP 881 – Liberdade Econômica.

 

Em seu discurso, Goergen ressaltou a dificuldade que os empresários encontram para empreender no Brasil, por precisarem lidar com burocracias e alta carga tributária, além do desemprego e falta de renda. E defendeu a venda de Mips pelo setor, retirada da MP da Liberdade Econômica, para ser mais bem debatida pelos setores envolvidos. “Temos muito para avançar nesse projeto dos Mips, e iremos discutir com os supermercados e as farmácias para fazermos uma lei que seja justa para todos.”

 

Palestra Magna

 

Após a solenidade de abertura, a jornalista Glória Maria fez a palestra magna com o tema “É preciso se reinventar”. Com exemplos próprios de superação, Glória falou da necessidade de inovação das empresas, e de enxergar os desafios como uma oportunidade de crescimento e evolução. “O importante é não se acomodar, não focar no problema. Se continuamos na zona de conforto nunca iremos evoluir, reinvenção é ter vontade de viver e melhorar.  As ideias preconcebidas só limitam o nosso caminho, é preciso se abrir para o novo.”

 

A Expoagas acontece até quinta-feira, 22/8. O evento traz uma ampla programação com palestras e oficinas, além de feira de negócios que reúne este ano 372 expositores.

 

Fonte: ASSURN



 

Últimas

» APAS recebe vice-cônsul da República Dominicana 12 de Novembro 2019, às 13h
» ASSERJ promove curso de Excelência em Atendimento baseado na Disney 11 de Novembro 2019, às 17h
» Novo Cupom Fiscal - Lei determina que comércio do Rio de Janeiro divulgue valores de descontos de forma individual 11 de Novembro 2019, às 17h
» Agas: Supermercados gaúchos projetam aumento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano-Novo 06 de Novembro 2019, às 16h
» Número de empregos no setor de supermercados tem alta de 24% no Espírito Santo 06 de Novembro 2019, às 12h
» Supermercados devem contratar mais de 8 mil temporários para o fim do ano 04 de Novembro 2019, às 13h
» Supermercados: alimentos e bebidas devem ser os principais produtos da Black Friday 31 de Outubro 2019, às 12h
» Inova ACATS 2019 é nesta terça-feira, no Centrosul da Capital 28 de Outubro 2019, às 18h
» Supermercados do Rio reduzem em cerca de 42% a distribuição de sacolas plásticas 28 de Outubro 2019, às 15h
» Next reúne mais de mil interessados em tecnologia aplicada ao varejo supermercadista 25 de Outubro 2019, às 14h

Ver mais »