ASSURN participa de reunião de Diretoria da ABRAS

Leia em 5min 10s

O presidente da ASSURN, Nelson Leiros, o executivo da associação, Marinho Dantas, e o diretor financeiro da entidade, Edmilson Marques, participaram nesta terça-feira (20) da 3ª Reunião Ordinária de Diretoria da ABRAS em 2019, durante a 38ª edição da Expoagas.

 

No encontro, foram apresentados e discutidos alguns temas que tramitam no Congresso Nacional, entre eles, a Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica, a venda no comércio de medicamentos isentos de prescrição médica, chamados tecnicamente de MIPs, voucher alimentação, reforma tributária, entre outros assuntos. Na oportunidade, o Vice Presidente Dr. Mauricio Ungari, apresentou um relevante estudo sobre as vantagens para a venda de MIPs pelos supermercados.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, conduziu a reunião, que contou com os vices-presidentes, membros do Conselho Consultivo, além dos presidentes e executivos das associações estaduais.

 

Além dos presentes na reunião, uma comitiva da ASSURN está em Porto Alegre para participar da Expoagas 2019, considerada uma das maiores feiras do setor em todo o país.

Expoagas 2019

 

Também na terça, empresários da cadeia de abastecimento e políticos do Rio Grande do Sul se reuniram na solenidade de abertura da 38ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. As reformas estruturais e a MP 881, da Liberdade Econômica, foram os principais destaques dos discursos.

 

O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, anfitrião do evento, abriu a cerimônia falando da força do setor supermercadista no estado e da expectativa da Expoagas 2019. “Esperamos que o evento proporcione mais conhecimento e, sobretudo, grandes negócios a toda cadeia de abastecimento, impulsionando o crescimento não apenas para os supermercados.”

 

Longo ressaltou ainda a importância da autorização da venda dos medicamentos isentos de prescrição médica (Mips) nos supermercados, uma das principais demandas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).   E falou que a retomada da economia será um processo lento e gradativo, mas que confia na equipe econômica do governo federal para fazer as reformas que o Brasil precisa, dentre elas a da Previdência, que ainda precisa passar pelo Senado, e a tributária, além da aprovação final da MP 881. “As sementes que hoje precisam ser plantadas darão resultados somente a médio prazo. Precisamos de liberdade econômica e oportunidades para todos”.

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da cerimônia e, em seu pronunciamento, também ressaltou a necessidade da aprovação da MP da Liberdade Econômica e da reforma da Previdência no Senado.  “Demos um grande passo com a aprovação da MP 881 na Câmara, que irá mover obstáculos burocráticos à iniciativa empresarial e simplificar procedimentos para captação de recursos no mercado. E graças ao trabalho e à dedicação de diversos parlamentares e empresários, também já avançamos no processo de aprovação da reforma da Previdência, uma das nossas principais alternativas para destravar a economia e evoluir na construção de uma país mais competitivo e empreendedor, precisamos permanecer unidos, buscando apoio da população e dos parlamentares para finalizarmos essas aprovações o mais breve possível.”

 

Sanzovo destacou ainda que, nos próximos meses, a ABRAS estará empenhada em debater a reforma tributária com as associações estaduais, para elaborar, em conjunto, uma proposta que atenda às necessidades do setor supermercadista. “A complexidade do sistema tributário brasileiro é um dos principais fatores de redução da produtividade do país. Precisamos de uma reforma que auxilie quem quer empreender e gerar emprego e renda, que diminua a carga de tributos, que promova a segurança jurídica e simplifique as operações.”

 

O secretário estadual da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, que representou o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou em seu discurso da necessidade de ajuste fiscal para o desenvolvimento econômico. “A arrecadação tem que vir mais do desenvolvimento da economia e menos dos custos, assim, o Estado colabora para o crescimento do país”, afirma.

 

No evento, foi oficializada a parceria entre a AGAS e a Secretaria Estadual da Fazenda com a finalidade de estabelecer um regime de parceria entre o segmento supermercadista e seus fornecedores para ajustes na classificação fiscal de produtos.

 

Também participaram do evento o deputado federal  Jerônimo Goergen (PP-RS) e o deputado estadual Ernani Pollo (PP-RS), e o secretário municipal de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Porto Alegre, Edurdo Cidade, que representou o prefeito da cidade, Nelson Marquesam Júnior.

 

Supermercadista Honorário

 

Durante a cerimônia de abertura da Expoagas, o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) foi homenageado pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, com o título de supermercadista honorário pela relatoria na MP 881 – Liberdade Econômica.

 

Em seu discurso, Goergen ressaltou a dificuldade que os empresários encontram para empreender no Brasil, por precisarem lidar com burocracias e alta carga tributária, além do desemprego e falta de renda. E defendeu a venda de Mips pelo setor, retirada da MP da Liberdade Econômica, para ser mais bem debatida pelos setores envolvidos. “Temos muito para avançar nesse projeto dos Mips, e iremos discutir com os supermercados e as farmácias para fazermos uma lei que seja justa para todos.”

 

Palestra Magna

 

Após a solenidade de abertura, a jornalista Glória Maria fez a palestra magna com o tema “É preciso se reinventar”. Com exemplos próprios de superação, Glória falou da necessidade de inovação das empresas, e de enxergar os desafios como uma oportunidade de crescimento e evolução. “O importante é não se acomodar, não focar no problema. Se continuamos na zona de conforto nunca iremos evoluir, reinvenção é ter vontade de viver e melhorar.  As ideias preconcebidas só limitam o nosso caminho, é preciso se abrir para o novo.”

 

A Expoagas acontece até quinta-feira, 22/8. O evento traz uma ampla programação com palestras e oficinas, além de feira de negócios que reúne este ano 372 expositores.

 

Fonte: ASSURN


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais