(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Vendas nos supermercados voltam a crescer e fecham fevereiro com alta de 1,21% 09/04/2019 às 07h

Apesar do crescimento no mês, no acumulado o resultado foi impactado por conta do efeito calendário que teve carnaval em meses diferentes em 2018 e 2019

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas - que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses - apresentou aumento de 1,21% em fevereiro comparado ao mesmo mês de 2018.

 

Já no acumulado dos últimos 12 meses o valor caiu para 0,78%, explicada pelo "efeito calendário" que deixou o carnaval, uma data importante nas vendas dos supermercados, em meses diferentes em 2018 (na segunda semana de fevereiro) e 2019 (na primeira semana de março).

 

"Para avaliarmos o real desempenho do acumulado do ano vamos ter que aguardar o final do trimestre, uma vez que os dois primeiros meses do ano sofreram muito com o efeito calendário, que teve algumas particularidades como o carnaval em datas diferentes e o forte calor do início de 2019. Esses motivos, que geraram um resultado satisfatório em fevereiro, vão beneficiar o desempenho de março", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

 

 

 

Desempenho por Região

 

A região da grande São Paulo e o interior do estado tiveram desempenhos que podem ser considerados razoáveis, com as vendas reais atingindo, respectivamente, queda de 0,33% e alta de 0,22%. A região de campinas melhorou os números em relação ao mês de janeiro, porém, segue com vendas em baixa e fechou fevereiro com queda de 1,97%.

 

"Com o forte calor observado em 2019, a melhora da confiança e a tímida recuperação do emprego em fevereiro na comparação entre anos, estamos confiantes que março poderá demonstrar uma análise trimestral mais otimista de que, aos poucos, os supermercados voltarão a crescer de forma mais segura e consistente", comentou Berka.

Nota Metodológica

O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

 

APAS

A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 



 

Últimas

» Aumento nas vendas de chocolates comuns deve superar as de ovos de páscoa em MG 18 de Abril 2019, às 14h
» Glaustin da Fokus debate demandas do setor de alimentos com supermercadistas e com políticos 16 de Abril 2019, às 14h
» Acats realiza encontro regional de empresários supermercadistas em Blumenau 15 de Abril 2019, às 19h
» Incertezas do governo fazem confiança do setor supermercadista cair em março 12 de Abril 2019, às 14h
» Páscoa deve aumentar em 5,6% vendas nos supermercados 09 de Abril 2019, às 11h
» Vendas nos supermercados voltam a crescer e fecham fevereiro com alta de 1,21% 09 de Abril 2019, às 07h
» Geração de vagas surpreende e tem melhor resultado em 5 anos 08 de Abril 2019, às 12h
» Mercosuper acontece de 9 a 11 de abril no Paraná 05 de Abril 2019, às 16h
» Bauru reuniu mais de 550 presentes para lançamento da APAS Show 2019 03 de Abril 2019, às 12h
» Supermercados gaúchos projetam crescimento de 5,2% nas vendas de Páscoa em 2019 25 de Março 2019, às 16h

Ver mais »