(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Vendas nos supermercados voltam a crescer e fecham fevereiro com alta de 1,21% 09/04/2019 às 07h

Apesar do crescimento no mês, no acumulado o resultado foi impactado por conta do efeito calendário que teve carnaval em meses diferentes em 2018 e 2019

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas - que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses - apresentou aumento de 1,21% em fevereiro comparado ao mesmo mês de 2018.

 

Já no acumulado dos últimos 12 meses o valor caiu para 0,78%, explicada pelo "efeito calendário" que deixou o carnaval, uma data importante nas vendas dos supermercados, em meses diferentes em 2018 (na segunda semana de fevereiro) e 2019 (na primeira semana de março).

 

"Para avaliarmos o real desempenho do acumulado do ano vamos ter que aguardar o final do trimestre, uma vez que os dois primeiros meses do ano sofreram muito com o efeito calendário, que teve algumas particularidades como o carnaval em datas diferentes e o forte calor do início de 2019. Esses motivos, que geraram um resultado satisfatório em fevereiro, vão beneficiar o desempenho de março", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

 

 

 

Desempenho por Região

 

A região da grande São Paulo e o interior do estado tiveram desempenhos que podem ser considerados razoáveis, com as vendas reais atingindo, respectivamente, queda de 0,33% e alta de 0,22%. A região de campinas melhorou os números em relação ao mês de janeiro, porém, segue com vendas em baixa e fechou fevereiro com queda de 1,97%.

 

"Com o forte calor observado em 2019, a melhora da confiança e a tímida recuperação do emprego em fevereiro na comparação entre anos, estamos confiantes que março poderá demonstrar uma análise trimestral mais otimista de que, aos poucos, os supermercados voltarão a crescer de forma mais segura e consistente", comentou Berka.

Nota Metodológica

O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

 

APAS

A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 

 



 

Últimas

» Consumidor anseia por novos serviços nos supermercados, diz pesquisa 14 de Junho 2019, às 11h
» Associações de todo o Brasil virão a SC conhecer a ACATS e a EXPOSUPER 12 de Junho 2019, às 16h
» ExpoSuper 2019: Painel abordará ecossistema de inovação no varejo 12 de Junho 2019, às 12h
» Disparada do dólar encarece produtos nos supermercados 12 de Junho 2019, às 12h
» Abertura da Expo-Ecos MT 2019 06 de Junho 2019, às 11h
» Carreta-Escola Senac/Acats confirmada na EXPOSUPER 2019 05 de Junho 2019, às 17h
» Geração de negócios é principal assunto na abertura da Expo-Ecos 2019 05 de Junho 2019, às 11h
» Décima edição da SuperBahia vai reunir 60 expositores 05 de Junho 2019, às 11h
» No mês da Páscoa, varejo alimentar paulista volta a criar vagas e tem melhor abril em quatro anos 31 de Maio 2019, às 09h
» Supermercados de SC têm vendas positivas no primeiro quadrimestre de 2019 31 de Maio 2019, às 09h

Ver mais »