(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

APAS: Vendas nos supermercados têm forte alta em novembro e acumulado do ano fica perto da meta 22/01/2019 às 16h

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas - que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses - apresentou aumento de 3,54% em novembro, comparado ao mesmo mês de 2017. Este resultado fez o acumulado do ano chegar a 2,48% de crescimento em relação ao ano anterior.


"Os números do mês de novembro foram influenciados pela Black Friday. Os supermercados, desde os pequenos às grandes redes, perceberam o aumento na intenção de compra nesta dada e buscaram o uso de ofertas, promoções e ativações junto ao consumidor via redes sociais e tabloides, que geraram ótimos resultados", explicou o economista da APAS, Thiago Berka.



Novembro foi o terceiro mês em que o acumulado de 2018 voltou a aumentar nas vendas no comparativo com o mesmo período de 2017. Esse bom desempenho coloca um provável alcance do piso da projeção da APAS de crescimento para 2018, que ficou entre 2,5% e 3%. Atualmente está em 2,48%

Para Berka, outro fator que também contribuiu para o bom resultado de novembro foi o desempenho, ainda que tímido, da retomada do emprego, que voltou a subir por conta das contratações temporárias, que foram maiores que as de 2017.


Desempenho por Região

A região de Campinas vem sendo o destaque nesta recuperação das vendas do estado desde setembro. "Esta importante região não conseguia ter aumentos na comparação ano contra ano e agora já tem um desempenho aproximado do interior de São Paulo, que é o grande destaque de 2018 em termos de vendas", avaliou o economista da APAS.

 

A região da Grande SP, que estava com quedas constantes no acumulado e corria o risco de ficar no negativo nas vendas acumuladas de 2018, conseguiu também ter o terceiro mês seguido de aumento nas vendas. "A Grande SP é a região que mais sofre com a concorrência de atacarejos e com o desemprego maior que a média das outras regiões, por isso observamos performances seguidamente abaixo do resto do estado", concluiu Berka.

 

 

 

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.


Sobre a APAS - A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.


Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

 



 

Últimas

» O futuro dos supermercados para 2020 foi tema de painel realizado pela ASSERJ e PUC-Rio 16 de Agosto 2019, às 11h
» Projeto iniciado pela ACATS ganha alcance nacional 15 de Agosto 2019, às 11h
» ACATS: Fórum de Prevenção de Perdas será na capital 09 de Agosto 2019, às 14h
» ASSERJ participa de painel gratuito sobre o futuro dos supermercados para 2020 08 de Agosto 2019, às 15h
» ASSERJ participa de painel sobre o futuro dos supermercados para 2020 07 de Agosto 2019, às 15h
» Supermercados do ES querem vender remédios a consumidores; projeto está na Câmara 07 de Agosto 2019, às 12h
» APAS e GS1 Brasil se unem para oferecer serviços em qualificação de dados de produtos 05 de Agosto 2019, às 11h
» Supermercados registram alta de 2,26% nas vendas em MG 02 de Agosto 2019, às 11h
» APAS crê que redução da Selic será benéfica aos supermercados no médio prazo 01 de Agosto 2019, às 10h
» Conecta 2019: evento anual de tecnologia no Rio está ainda maior 31 de Julho 2019, às 18h

Ver mais »