Abertura da Expoagas destaca cenário político e econômico do País

Leia em 3min 50s

Presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo

 

  

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto 

 

Solenidade de abertura da ExpoAgas 2018

 

A solenidade de abertura da 37ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas reuniu, na manhã de hoje (21), empresários do setor de comércio e serviços, e políticos do estado.

 

Os discursos na cerimônia destacaram o atual momento político, com eleições estaduais e federais que se aproximam, e a importância da aprovação da reforma da Previdência pelo próximo governo.

 

Anfitrião da Convenção, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, falou em seu pronunciamento da necessidade dos empresários do setor escolherem com consciência os próximos governantes do País. "Temos que apoiar políticos que são a favor das reformas (previdenciária, tributária e política). O País clama por reforma. Ainda temos cerca de 14 milhões de desempregados, 41% da população estão inadimplentes, segundo último levantamento do SPC. O emprego é, e sempre será  o maior e mais eficiente programa social, principalmente na formação  do cidadão."

 

Na oportunidade, o presidente da AGAS também destacou seu apoio a Associação brasileira de Supermercados (ABRAS). "Sabemos do trabalho da entidade nacional no reconhecimento da atividade supermercadista como essencial da economia, e reconhecemos o trabalho da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), idealizada pelo ex-presidente Fernando Yamada, e apoiamos o presidente João Sanzovo na coordenação desse movimento."

 

O presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, participou da solenidade e destacou a Expoagas como uma das principais feiras do País por oferecer momentos únicos aos supermercadistas do estado, para realizar negócios e aprimorar conhecimentos.

 

Sanzovo também ressaltou o crescimento do setor no primeiro semestre, de 2%, e falou da nova previsão da entidade para o ano. "A paralisação dos caminhoneiros prejudicou o nosso abastecimento, e vários setores da economia. Resultando, inclusive, na alta da inflação e na queda da previsão do PIB para ano. Tudo isso, aliado à queda na produção industrial e à alta do dólar, nos fez revisar a expectativa de crescimento nas vendas para 2018, que passou de 3,00% para 2,53%", comentou Sanzovo.

 

O presidente da ABRAS destacou ainda que o setor supermercadista está passando por uma revolução, e que há uma grande necessidade de adaptar-se às novas exigências de consumo, que implicam em mais integração tecnológica e conveniência.

 

Sobre o atual momento político do País, o vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, representou o governador do estado, José Ivo Sartori, e destacou que a Expoagas mostra a importância da união do setor. "Essa integração da indústria com os varejistas é fundamental para a competitividade. Vivemos em um mundo altamente competitivo, é  um momento de ação, e feiras como  a ExpoAgas auxiliam nesse processo".

O vice-governador defendeu, ainda, que a atuação da sociedade com o estado é primordial para melhorar o Brasil.


Supermercadista Honorário AGAS


Durante a solenidade de abertura da Expoagas 2018, a Associação Gaúcha de Supermercados homenageou com o título de Supermercadista Honorário AGAS a presidente da Federasul (Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul), Simone Leite. Ela foi reconhecida pelo seu trabalho à frente da entidade, e em prol do setor.


Reuniões

No primeiro dia da ExpoAgas aconteceu, também, a reunião dos executivos das associações  estaduais de supermercados. A pedido da primeira - dama da Abras, Suzana Sanzovo, durante  a reunião  aconteceram duas  apresentações com o objetivo de incentivar o engajamento social das estaduais. A primeira, da coordenadora de Sustentabilidade da Associação Paulista se Supermercados (Apas), Rose Pavan, que falou dos projetos sociais da entidade.

 

A outra apresentação foi da diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola, Andrea Mota, que falou do projeto Coletivo da empresa, que capacita jovens para o mercado de trabalho.

 

Hoje, também aconteceu a reunião do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que contou com a presença do presidente João Sanzovo Neto.

 

Veja mais


Natália Lima – Portal ABRAS, de Porto Alegre



Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais