(241)
Entidade
Apresentação
Diretoria Executiva
Conselho Consultivo
Conselho Fiscal
Palavra do Presidente
Agenda Abras
 
Você está em:

Abras

Mais conhecimento e eficiência

 

O aumento da rentabilidade é uma busca constante de todo empresário supermercadista. Principalmente em momento de retomada do consumo, quando os consumidores pós-crise continuam cautelosos em relação aos seus gastos. Potencializar a lucratividade de uma empresa não é um trabalho fácil e engloba diversas ações. Uma delas é conhecer a fundo os clientes que entram todos os dias em nossas lojas.

 

Nesta edição, a revista SuperHiper apresenta com exclusividade o 10o estudo Consumidores e Categorias, realizado pela Kantar Worldpanel, que traz informações de 65 categorias de alto giro. Uma análise completa que mostra o perfil do consumidor, como ele se comporta em relação às compras, gastos e quais canais de vendas utiliza, entre outras importantes informações.

 

Em 2017, cada consumidor foi, em média, 116 vezes ao ponto de venda, de acordo com o estudo, e compreender o que essas pessoas buscam, o que esperam de uma loja e quais as experiências valorizam pode colocar muitos empresários à frente no mercado de consumo.

 

O gerenciamento por categorias precisa ser um trabalho conjunto entre varejista e fornecedor. Essa união permite a adequação do mix de produtos às necessidades dos clientes, potencializa a área de vendas das empresas, reduz custos e melhora os resultados comerciais, já que possibilita traçar estratégias mais eficientes, baseadas diretamente no que o consumidor almeja e necessita.

 

A gestão de categorias tem permitido, inclusive, a ampliação do volume de negócios e a melhora da competitividade da empresa, porque auxilia em uma gestão mais eficiente do sortimento, ajudando a focar no que realmente traz rentabilidade às lojas.

 

Nosso objetivo com o estudo é ajudar todos os supermercadistas a traçarem planos e ações bem estruturados para evitar rupturas, identificar os melhores dias para realizar promoções e melhorar a exposição dos produtos, ou seja, por em prática ações que possam contribuir para um desempenho mais satisfatório das lojas.

 

Com uma gestão melhor e mais eficiente, todos ganham: varejo, indústria e clientes. Além disso, fortalece a atividade supermercadista e auxilia na evolução de todo o setor no País. Boa leitura!

 

João Sanzovo Neto

  

Presidente da ABRAS

 

Atualizado em Junho de 2018