(411)
Associações Estaduais
Notícias
Apresentação
Contatos
 
Você está em:

Abras

APAS: Supermercados devem registrar crescimento de 2% nas vendas de Páscoa 13/03/2017 18:41:24


De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o setor supermercadista deve registrar crescimento real em torno de 2% nas vendas de Páscoa, principalmente diante da desaceleração da inflação que ocorreu no fim do ano passado. O crescimento nominal deverá ser aproximadamente de 8%.

 

A situação só não é melhor diante do atual cenário econômico, com desemprego ainda elevado e redução na renda das famílias. Em 2015 e 2016, por exemplo, o desempenho das vendas na Páscoa não foi dos melhores. Depois do Natal, a Páscoa é a melhor data para vendas nos supermercados.

 

Chocolates e outros itens

Espera-se que as vendas de chocolate tenham crescimento nominal de 12%. Segundo Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da APAS, com a renda das famílias comprometida, os consumidores tendem a procurar outras opções de chocolates, tais como caixas de bombons e chocolates em barra, o que favorece a venda de chocolates em geral, porém, prejudica a de Ovos de Páscoa.

 

"O consumidor gosta de presentear os familiares com Ovos de Páscoa, porém, a análise em relação aos preços e a disponibilidade da renda podem inviabilizar a compra", explica Mariano.
Diante deste cenário, a indústria busca estratégias e adequações para que as vendas não sejam prejudicadas. Uma das estratégias é a produção de ovos menores, o que reduz o preço do produto para torná-lo mais acessível aos consumidores.

 

Os preços dos chocolates, em geral, devem ser reajustados entre 6% e 8%.

"Isso se dá por diversos fatores, entre eles, o preço do açúcar, que subiu em 2016; o alto custo de mão de obra; e o preço da energia elétrica e combustíveis, fatores que impactam diretamente nos custos de produção dos chocolates e ovos de Páscoa", afirma.
Além dos chocolates, o setor supermercadista também observa o aumento na venda de produtos como pescados (em especial o bacalhau), vinhos e azeites.

 

Outro destaque é a Colomba Pascal, considerado também um dos itens preferidos do consumidor nesta época do ano. "A indústria de alimentos vem aumentando o mix de produtos ofertados e o consumidor tem experimentado cada vez mais estes itens", comenta.

 

Rodrigo também destaca que o setor supermercadista negocia exaustivamente com os fornecedores para conseguir preços mais competitivos nos itens de Páscoa, o que resulta em aumento nas vendas e atendimento ao consumidor.

"Diante de um mercado concorrencial, os supermercadistas buscam sempre as melhores condições para os consumidores, considerando variedade de produtos, qualidade e preços atrativos", conclui.

 

Empregos

Outro destaque para o setor supermercadista nesta época é a alta nas contratações. De acordo com levantamento da APAS, com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego, nos últimos três anos a média de incremento no número de postos de trabalho é de 1,8 mil colaboradores, mas, diante da queda do PIB em 2015 e 2016, e de um cenário ainda preocupante para as variáveis de emprego e renda, a geração de vagas deverá ser menor, totalizando algo em torno de mil novos empregos.

 


Fonte: APAS


 



 

Últimas

» ASSURN realiza palestra Desafios do Varejo 2018 em Natal e Mossoró 23 de Abril 2018, 14h54
» Supermercados gaúchos registraram crescimento real de 2,4% nas vendas em 2017 19 de Abril 2018, 12h38
» Projeto Supermercados Solares tem sua primeira unidade em SC 17 de Abril 2018, 12h18
» Preços nos supermercados apontam deflação pelo segundo mês consecutivo 16 de Abril 2018, 11h08
» Palestra promovida pela ASSURN abordará desafios do varejo em 2018 16 de Abril 2018, 10h43
» ASMAT traz cursos de capacitação para atendimento ao cliente 16 de Abril 2018, 10h42
» Tema da APAS Show vira selo comemorativo dos Correios 16 de Abril 2018, 09h37
» APAS registra crescimento de 2,04% nas vendas nos supermercados nos dois primeiros meses de 2018 12 de Abril 2018, 09h20
» 37ª edição da Mercosuper teve início no Paraná 11 de Abril 2018, 17h19
» Desperdício na cadeia alimentícia será tema de Fórum na Mercosuper 09 de Abril 2018, 16h25

Ver mais »